Em um dia de muito aprendizado e história, alunos do 5° ao 9° ano da Escola Passos Dourados visitaram o Memorial da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (21). Estudantes com idades entre com idade entre 12 e 16 anos foram recebidos por Gabriela Cordeiro e Gustavo Silva, estagiários de História que mediaram a visita. O convite foi feito pelo vereador Júlio Santos (Republicanos), que acompanhou o grupo. Na segunda-feira (20), outras turmas fizeram o tour pelo museu.
A iniciativa teve como objetivo estreitar os laços entre a juventude e o cenário político local, incentivando o interesse dos jovens pela história e pelo funcionamento da Casa Legislativa.
“A cidade do Salvador é a primeira capital do Brasil e muita gente não sabe como tudo começou. É muito positivo trazer os alunos para que a história não se perca, pois eles irão repassar para seus filhos, netos”, disse o vereador.
O Memorial da Câmara Municipal funciona como um ponto de encontro entre passado e presente, oferecendo uma rica narrativa visual e interativa. Na visita da manhã de hoje (21), os estudantes conheceram obras que destacam momentos importantes história da cidade, desde sua origem até os dias atuais.
O vereador Júlio Santos participou ativamente da aula de campo e conversou com os estudantes, que tiveram a oportunidade de compreender melhor o funcionamento do Poder Legislativo Municipal.
Emerson Nunes, 15 anos, pensa em ser historiador e declarou: “É uma experiência ímpar e importantíssima, tanto no aspecto artístico como histórico. A tela do 2 de Julho para mim foi a mais linda e mais importante para a história da Bahia. É muito gratificante saber que a Casa Legislativa de Salvador está sempre aberta ao povo”.
Troca de informações
A interação entre o vereador Júlio Santos e os alunos estendeu-se para além das questões políticas, proporcionando um ambiente descontraído e com troca de ideias. Ao fazerem perguntas ao vereador, os estudantes demonstraram interesse e engajamento político.
O professor de Português e Redação José Raimundo Farias afirmou: “Uma aula de campo como essa traz a possibilidade de enriquecer culturalmente os alunos. Então, eu espero que eles saiam daqui com mais conhecimento e passem isso para os pais”.
A visita ao Memorial da Câmara Municipal de Salvador abre portas para uma participação mais ativa dos jovens com a construção do futuro da cidade, como destaca o vereador, que destaca a importância do engajamento dos jovens cidadãos nas questões da cidade.
O Memorial da Câmara Municipal de Salvador está localizado no Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, s/n, Centro. O museu funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e, às sextas-feiras, das 9h às 14h. As visitas em grupo acompanhadas por mediadores devem ser agendadas através do e-mail: memorialcamara@cms.ba.gov.br.