Aguardada há dois meses, a indicação de Lula para Procuradoria-Geral da República (PGR) será feita até a próxima segunda-feira (27), revelaram ministros do governo ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
Essa é a data em que o petista embarcará para uma viagem de 10 dias por vários países do Oriente Médio, onde participará da COP28, e pela Alemanha.
Segundo auxiliares, Lula indicou que fará o anúncio antes da viagem, para dar tempo hábil para o indicado fazer o “beija-mão” e ser aprovado no Senado ainda em 2023.
Senadores fizeram chegar ao presidente da República que, se não for feita até o final de novembro, a indicação não conseguiria ser analisada pela Casa este ano.
Isso porque o recesso começa em 22 de dezembro. No Senado, o indicado precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ter o nome votado no plenário.
STF
No Planalto, há quem aposte que Lula também indicará até segunda seu escolhido para o STF. A vaga está aberta desde o final de setembro, quando Rosa Weber se aposentou.
O franco favorito para a PGR, como noticiou a coluna, é o subprocurador Paulo Gonet. Nesse cenário, o favorito para o STF seria o atual ministro da AGU, Jorge Messias.