A Black Friday está chegando. E, com ela, várias promoções. Se você já tem algo em mente que precisa ou deseja comprar, fique atento!
Conheça os golpes bancários mais comuns e saiba como se prevenir
Golpe da Falsa Central de Atendimento
Esse é um dos tipos mais frequentes, por alcançar um número maior de pessoas ao mesmo tempo. Enquanto outros golpes exigem contato pessoal, na falsa central os criminosos enviam mensagens em massa para vários clientes, como spam.
Nesses casos, os golpistas se passam por funcionários do banco alegando problemas nos cartões, PIX agendados ou contas das vítimas. Eles fingem ser de uma central de atendimento e solicitam senhas e atualizações de sistemas.
É importante lembrar que a Caixa nunca pede informações pessoais e confidenciais ao telefone. Caso desconfie, desligue imediatamente e entre em contato com a Caixa pelos canais oficiais.
Golpe do Falso Motoboy
Neste golpe, os criminosos se passam por representantes da Caixa e solicitam senhas e dados pessoais. Eles instruem o cliente a cortar o cartão ao meio e entregá-lo a um falso motoboy que irá até a residência da vítima.
A Caixa nunca recolhe cartões em domicílio. Não compartilhe dados confidenciais com terceiros e proteja suas informações pessoais.
Golpe da Maquininha
Durante o pagamento de compras, é preciso estar atento aos golpistas que digitam valores maiores em maquininhas danificadas ou aproveitam a distração do cliente para cobrar um valor indevido. Fique atento aos valores cobrados, às maquininhas e utilize sempre aplicativos de entrega confiáveis.
Golpe da Troca do Cartão
Neste golpe, os criminosos observam a senha digitada na maquininha e, em seguida, trocam o cartão do cliente por outro.
Golpe do Cartão Preso no ATM
Fique atento aos dispositivos maliciosos! Golpistas instalam equipamentos nos terminais de autoatendimento para prender o cartão inserido. Em seguida, solicitam os dados pessoais da vítima através de um número falso. Evite aceitar ajuda de estranhos e procure um funcionário da agência se o cartão ficar preso. Caso necessário, entre em contato com a central de atendimento do banco.