O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o chefe do executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL) de incentivar uma invasão militar no território venezuelano. Para o ditador do país vizinho, os militares do Brasil precisam deter a “loucura” do presidente brasileiro. As informações são da agência de notícias AFP.
Em transmissão obrigatória de um discurso nas redes de televisão venezuelanas, Maduro também afirmou que Bolsonaro é fascista e “imitador de Hitler”.
“Eu peço às forças militares do Brasil que enfrentem a loucura de Jair Bolsonaro e sua ameaça de guerra contra a Venezuela”, pediu durante a transmissão.
Maduro afirmou ainda que, depois de ir à Israel encontrar com o premiê daquele país, Benjamin Natanyahu, Bolsonaro “voltou mais louco do que nunca”. Ele também reclamou, durante o ato com apoiadores, que “um presidente brasileiro nunca ameaçou invadir um povo vizinho”.
Mais de 50 países, incluindo o Brasil, questionam a validade da reeleição de Maduro, que ocupa a presidência da Venezuela desde 2013. Na última semana, um apagão deixou quase todo o país às escuras.