sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Conhecida pelos smartphones, chinesa Xiaomi fabricará carro esportivo elétrico
quinta-feira 16 de novembro de 2023 às 14:57h

Conhecida pelos smartphones, chinesa Xiaomi fabricará carro esportivo elétrico

NOTÍCIAS


Novo sedã elétrico SU7 da Xiaomi chegará ao mercado automotivo em breve e promete deixar montadoras chinesas para trás. O novo carro elétrico da Xiaomi atinge até 210 km/h.

Amplamente reconhecida no mercado de smartphones, a Xiaomi está cada vez mais próxima de lançar seu primeiro carro elétrico na China. O sedã elétrico da gigante será denominado SU7, e alguns detalhes foram recentemente divulgados pelo MIIT, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.

Carro elétrico da Xiaomi entrega até 675 cavalos de potência

A empresa está aguardando a aprovação da licença de venda do seu sedan SU7 pelo órgão regulador. O carro elétrico da Xiaomi conhecido anteriormente pelo codinome MS11 terá pelo menos três versões, chamadas de sedan SU 7, SU7 Pro e SU7 Max. O veículo conta com quase 5 m de comprimento, 3 m de distância entre-eixos e será oferecido com sensor Lidar como opcional.

Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, o carro elétrico da Xiaomi provavelmente também contará com desbloqueio por reconhecimento facial. Já em relação à sua potência, o sedã elétrico da Xiaomi contará com duas opções de entrada com tração traseira e motor de 220 kW, o equivalente a 300 cavalos, e a mais potente, que oferece até 495 kW, cerca de 675 cavalos, motor duplo e tração integral.

A primeira versão pesa cerca de 1.980 kg e atinge até 210 km/h com sua velocidade máxima sendo limitada. O software automotivo que roda no carro elétrico da Xiaomi é o HyperOS, o sistema desenvolvido pela própria Xiaomi que será usado nos carros e celulares da marca futuramente.

Novo sedã elétrico da Xiaomi chegará já em 2024 (Assista ao vídeo abaixo):

Vale lembrar que o sedã SU7 não será produzido pela Xiaomi e sim, pela Beijing Automotive Industry Holding Co. Ltd (BAIC). A produção em larga escala começa em dezembro de 2023, com entregas marcadas para fevereiro de 2024. Ainda não há indício de lançamento em outros países. Na China, todo carro deve ser aprovado pelos reguladores antes de chegar ao mercado.

A diferença é que o MIIT publica a lista de modelos que passam pelo processo de homologação, revelando fotos e especificações de carros elétricos que ainda não foram lançados. A Xiaomi anunciou em 2021 que entraria no mercado de carros elétricos. Na época, a empresa afirmou que planejava investir cerca de US$ 1,4 bilhão no projeto. Em agosto deste ano, a Xiaomi também registrou o domínio XiaomiEV.com.

Xiaomi lança sedã elétrico esportivo

Além do sedan SU7, a Xiaomi anunciou em setembro o SSC SC-01, um carro elétrico esportivo com características de modelos clássicos a combustão. Em chinês, o sedã elétrico é chamado de XiaoPaoChe, que na tradução livre é algo parecido com pequeno esportivo.

Desta forma vem a sigla SSC (Small Sport Car). O veículo pesa apenas 1.370 kg devido ao seu chassi de aço tubular. Sendo assim, os 431 cavalos de potência e a tração integral oferecida pelos dois motores elétricos são suficientes para levarem o carro elétrico da Xiaomi de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.

As baterias do carro elétrico da Xiaomi possuem capacidade de 60 kWh, com autonomia declarada de 520 km e carregamento de 30% a 80% feito em 25 minutos. As rodas aro 18 são acompanhadas de pneus Michelin Pilot Sport Cup2. Os freios a disco contam com seis pistões à frente e quatro atrás. Segundo a Xiaomi, é um conjunto superior ao do Porsche 911 GT3. A dinâmica do carro elétrico é favorecida ainda pelos amortecedores, pela suspensão pushrod e coluna de direção com juntas de alumínio.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!