O presidente Lula da Silva (PT) escolheu o juiz João Carlos Mayer como novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1).
A escolha significa segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, uma vitória do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Mayer foi escolhido por Lula entre os integrantes de uma lista tríplice que tinha ainda os nomes dos juízes Pablo Zuniga e Rosymaire Gonçalves.
O juiz escolhido era apoiado não só por Lira, como por figuras como o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).
Já Dino trabalhava pela escolha de Zuniga, que é maranhense como o ministro da Justiça. Lula, porém, preteriu o nome defendido por seu auxiliar.
Promessa
Mayer chegou a figurar em outra lista para o TRF-1 elaborada no primeiro semestre de 2023, mas não foi escolhido por Lula.
A exclusão do magistrado foi atribuída, nos bastidores do governo, a um veto de Dino, que alegava que Mayer seria “bolsonarista”.
O fato irritou Lira, que fez questão de externar seu incômodo ao governo. Lula, então, sinalizou que contemplaria o magistrado no futuro.