quarta-feira 5 de junho de 2024
Home / DESTAQUE / Lula sanciona projeto que atualiza Lei de Cotas; veja mudanças
segunda-feira 13 de novembro de 2023 às 14:40h

Lula sanciona projeto que atualiza Lei de Cotas; veja mudanças

DESTAQUE, EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou no início da tarde desta segunda-feira (13) o Projeto de Lei nº 5.384/2020, que atualiza a Lei de Cotas. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação dos ministros Camilo Santana (Educação), Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência da República) além de senadores, deputados e representantes da sociedade civil.

“A Lei de Cotas mudou a cara do ensino superior nesse País. Hoje vemos jovens negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiências, filhos e filhas da classe trabalhadora colorindo espaços que antes estavam fechados para todos eles. Com alunas e alunos cotistas, nossas instituições públicas de ensino tornaram os espaços mais democráticos, mais parecidos com a cor do Brasil real. E a representatividade avançará ainda mais com a inclusão dos quilombolas no grupo de beneficiários pela nova Lei de Cotas”, discursou o presidente.

A nova legislação aprimora essa política de cotas para ingresso nas instituições federais de ensino superior ou de ensino médio técnico. Entre as mudanças previstas, estão:

  • mudança do mecanismo de ingresso de cotistas;
  • redução da renda familiar para reservas de vagas;
  • inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários das cotas.

Entenda as principais mudanças

Ingresso de cotistas

Anteriormente, os estudantes cotistas concorriam somente às vagas destinadas as cotas. Com a nova legislação, eles passam a concorrer também nas vagas de ampla concorrência. Eles apenas vão concorrer às vagas reservadas se não conseguirem nota para ingresso na outra modalidade.

Esse novo mecanismo já começa a ser usado na próxima edição do Sisu, em janeiro de 2024.

Renda familiar

O valor da renda familiar mensal dos estudantes que buscam cota para ingresso no ensino superior por meio do perfil socioeconômico foi reduzido. Agora, o valor exigido é igual ou menor a um salário mínimo (que corresponde a R$ 1.320) por pessoa.

Estudantes quilombolas

Com a nova legislação, os estudantes quilombolas passam a ser beneficiários das cotas, nos moldes do que atualmente já ocorre para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcDs).

Outras novidades

O texto sancionado também estabelece prioridade para os cotistas no recebimento do auxílio estudantil, bem como a extensão das políticas afirmativas para a pós-graduação. O texto ainda determina que a lei seja monitorada anualmente e avaliada a cada dez anos.

Veja também

‘Salvador Social Clube’ já atende quase 600 alunos da rede municipal

Quase 600 alunos da rede municipal de ensino estão participando de atividades esportivas semanais gratuitas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas