O deputado estadual Eduardo Salles (PP) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para mudar o nome do Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano, localizado em Xique-Xique. Salles propôs que a instituição passe a se chamar “Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano Nívea Pinheiro Leite”.
Ao justificar a proposta, o deputado destacou a relevância da professora Nívea Pinheiro Leite, natural de Xique-Xique-BA, nascida em 20 de janeiro de 1932. “Nívea contribuiu significativamente para o município através de seus serviços educacionais e de seu vasto legado sociocultural”, afirmou ele, no documento.
Segundo Salles, a professora assumiu o posto de regente de classe no distrito de Iguira entre 1951 e 1954. Em 1959, tornou-se delegada escolar, permanecendo no cargo até 1977. “Durante esse período, dedicou-se com amor e zelo, participando ativamente de trabalhos culturais, presidindo a Liga Baiana Contra o Câncer em 1974 e auxiliando a Diretoria do Grupo Escolar Djalma Bessa de 1977 a 1982”, contou o parlamentar.
Além de seu legado educacional, Nívea destacou-se nos âmbitos empresarial e social. Salles acrescentou que ela ainda contribuiu para a restauração da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim e foi responsável pela criação de praças com áreas de lazer e espaços dedicados às crianças. Salles concluiu a proposta ressaltando a importância da homenagem a esta “mulher digna, cujo trabalho, valores e dedicação deixaram um impacto duradouro na comunidade de Xique-Xique”.