quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/Arquivo
Home / ELEIÇÕES 2024 / Eduardo Bolsonaro contraria Valdemar e diz que Salles tem ‘todos os atributos’ para ser o candidato do PL em SP
quarta-feira 8 de novembro de 2023 às 12:52h

Eduardo Bolsonaro contraria Valdemar e diz que Salles tem ‘todos os atributos’ para ser o candidato do PL em SP

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


A escolha do candidato de Jair Bolsonaro (PL) para disputar a prefeitura da capital de São Paulo ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira. Isto porque o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) publicou um vídeo em suas redes sociais em que afirma que o ex-ministro do Meio Ambiente e correligionário Ricardo Salles “tem todos os atributos” para ser o candidato do partido na cidade.

Um usuário questionou Eduardo sobre as eleições municipais: “Qual o nome do PL para a prefeitura de São Paulo?”. O parlamentar respondeu com uma série de elogios a Salles, mas sem citar o partido nominalmente.

— Eu gosto muito do Ricardo Salles, sim, é uma pessoa que a gente tem mais proximidade. Vi de perto a atuação dele como ministro do Meio Ambiente, posso garantir que não é a única pasta que ele domina (…) Acho que tem todos os atributos para ser o candidato que vai representar as pautas conservadora, o pessoal mais à direita. (…) Acho que tem tudo para ganhar e vencer — disse Eduardo Bolsonaro.

A declaração vai de encontro aos posicionamentos recentes do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, que, em dado momento, chegou a confirmar que o partido daria apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). No último mês, contudo, o nome de Salles voltou a ser ventilado. Há cerca de um mês, ao GLOBO, Valdemar afirmou que a candidatura do parlamentar “nunca foi discutida no partido”.

A hipótese mais possível é de que o deputado concorra por outro partido. Nos bastidores, um acerto foi feito entre Bolsonaro e Valdemar para que Salles deixe a sigla sem perder o seu mandato, caso o PL prossiga no apoio a Nunes.

Em entrevista a Luísa Marzullo, do O Globo, Salles assegurou que, independentemente da legenda a que esteja filiado, será candidato à prefeitura de São Paulo. O ex-ministro manteve a porta aberta para que isso ocorra pelo próprio PL, mas admitiu que isso dependeria de um recuo do presidente do partido — cenário que, segundo ele, tem a preferência de Bolsonaro.

— Eu vou ser candidato pelo PL ou por outro partido. Para ser pelo PL, Valdemar tem que voltar atrás e desistir de apoiar o Ricardo Nunes. Eu conversei com o presidente Jair Bolsonaro, e ele está trabalhando internamente por isso — pontuou.

Caso a hipótese não prospere, com o apoio do PL a Nunes se mostrando “irreversível”, Salles diz ter recebido carta branca tanto de Valdemar quanto de Bolsonaro para buscar uma nova sigla:

— Falei para o Bolsonaro que, se este apoio for irreversível, que ele me dê a carta branca para sair do partido. Ele concordou com isso. E o Valdemar mesmo já disse que deixaria eu sair. Concorrer pelo PL não está descartado, mas não vou deixar de disputar, condenar minha candidatura à inexistência, para ficar no partido — frisou o deputado, acrescentando que “evidentemente” preferiria permanecer na legenda atual, por “já estar nela”.

Nunes desgastado

A declaração de Eduardo Bolsonaro também ocorre em uma semana sensível para o prefeito Ricardo Nunes, devido à crise de energia que acomete a capital há cinco dias. Nas redes sociais, Nunes se tornou alvo de políticos de todos os lados do espectro político. Salles e Guilherme Boulos (PSOL-SP), favorito na corrida do ano que vem, foram alguns dos que chamaram o prefeito pelo apelido pejorativo de “Rei do Camarote”.

Veja também

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) finaliza, nesta quinta-feira (21), a série de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!