quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Andressa Anholete/Bloomberg via Getty Images
Home / DESTAQUE / Lula diz a empresários que vai assegurar a estabilidade fiscal do país
terça-feira 7 de novembro de 2023 às 14:38h

Lula diz a empresários que vai assegurar a estabilidade fiscal do país

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Em meio a polêmicas sobre o cumprimento e até mesmo a mudança da meta fiscal. o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (7) que o governo vai assegurar a estabilidade fiscal do país nos próximos anos. A fala foi dada a empresários no Brasil Investment Forum, realizado pela ApexBrasil no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

“O que estamos dizendo é que vamos garantir estabilidade política, social, jurídica e fiscal. Queremos garantir para vocês a possibilidade de colocarem a inteligência empresarial de vocês para que o país cresça cada vez mais”, disse o presidente, ao defender uma maior participação privada no país, sem diminuir o tamanho do Estado.

A fala acontece após o presidente dizer que “dificilmente” o Brasil cumpriria a meta de zerar o déficit em 2024. A possibilidade de alterar a meta colocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em saia justa e aumentou a desconfiança do mercado quanto a política fiscal brasileira. Na segunda-feira, 6, o líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que o Executivo não enviará mensagem modificativa ao Legislativo para pedir alteração na meta.

Integrantes do governo discutem nos bastidores, desde o inicio do primeiro semestre, a dificuldade em cumprir a meta determinada no arcabouço fiscal. Como antecipou a revista Veja na edição em agosto deste ano, a equipe do Ministério do Planejamento, responsável pela meta fiscal, já trabalhava com a hipótese de alteração desde o início daquele mês, caso as receitas não estivessem subindo no ritmo esperado.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!