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domingo 5 de novembro de 2023 às 10:48h

BMW expande novo conceito de loja no Brasil; saiba como funciona

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A BMW está atualizando as suas lojas no Brasil para um novo conceito global chamado de “Retail Next”. O formato tem como foco entender as necessidades do cliente, além de propiciar experiências a ele.

BMW expande novo conceito de loja no Brasil; saiba como funciona
As próximas lojas da Osten a receber a mudança serão as de Itapura e São José dos Campos, em São Paulo. Há um prazo de até 5 anos para realizar a atualização – Foto: Divulgação

O movimento vem ocorrendo por meio de grupos parceiros, caso da Osten Group, que recentemente reinaugurou sua concessionária no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP). Para isso, a Osten investiu R$ 4,5 milhões na adaptação da unidade. Mauro Balhessa, da revista IstoÉ Dinheiro esteve presente na estreia.

Artigos da BMW – Foto: Divulgação“A ideia é que o cliente se sinta como se estivesse na sala de sua casa. Vamos transformar todas as lojas do Brasil para esse formato”, afirma Maru Escobedo, CEO da BMW no Brasil.
Maru Escobedo, CEO da BMW no Brasil – Foto: Divulgação/Osten

As próximas lojas da Osten a receber a mudança serão as de Itapura e São José dos Campos, em São Paulo. Há um prazo de até 5 anos para realizar a atualização.

Visual

As concessionárias terão uma atmosfera que remete a um hotel boutique, sendo que a decoração possui um estilo lounge e o espaço oferece café e coworking.

Nova loja BMW Retail Next inaugurada pela Osten – Foto: Divulgação

Processo de compra

Outra mudança introduzida no padrão mundial da BMW é a eliminação das tradicionais mesas de atendimento. Primeiro, o cliente é recepcionado por consultores que iniciam a conversa e entendem seus interesses, além de apresentar todos os aspectos dos veículos. Depois de entender as necessidades, os consumidor é direcionando para fechar negócio com um vendedor.

“O modelo é criar experiência com o cliente para que ele conheça o mundo BMW. Não é apenas o ato de comprar, mas atender a ele, o status e toda a família. Então foi criado um ambiente para ter essa interação”, explica Eduardo Vale, gerente geral comercial da Osten Group.

Eduardo Vale, gerente geral comercial da Osten Group – Foto: Divulgação

Ponto de Recarga

Outra novidade da loja da Osten em Perdizes é que ela passou a contar com duas estações de recarga de veículos elétricos, com plug-in tipo 2 (corrente alternada), disponíveis de forma gratuita para uso dos clientes. Além desta, a unidade também introduziu um ponto de recarga rápida, com capacidade de 60 kW, que permite recarga total em até 1,5 h – esta utilização será paga e aberta a todo o público.

Crescimento em vendas

Com o novo formato, a Osten projeta um crescimento em vendas na casa de 20%, principalmente com modelos elétricos e híbridos.

Espaço da concessionária remete a uma sala de estar – Foto: Divulgação

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