domingo 19 de maio de 2024
Danilo Forte — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Congresso deve votar LDO entre 21 e 24 de novembro
sábado 4 de novembro de 2023 às 14:53h

Congresso deve votar LDO entre 21 e 24 de novembro

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em meio às discussões sobre a magnitude e o formato da alteração da meta fiscal, integrantes do governo Lula e o relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Danilo Forte (União Brasil-CE), avançaram nos últimos dias na definição de um cronograma para a tramitação da proposta, que prevê apresentação do parecer final em 20 de novembro e apreciação do texto na mesma semana – entre 21 e 24 de novembro. O relatório preliminar deve ser analisado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima terça-feira (7). As informações são de  Marcelo Ribeiro, Renan Truffi e Caetano Tonet, do jornal Valor.

Na quarta-feira, Forte se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e com o secretário-executivo do ministério da Fazenda, Dario Durigan.

Segundo apurou o jornal, todos concordaram que o pior cenário seria não votar o Orçamento ainda neste ano, como chegou a ser ventilado nos corredores do Congresso nas últimas semanas.

De acordo com fontes, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem ter uma conversa nesta sexta-feira para tentar avançar na definição da magnitude e do formato da alteração da meta.

O envio de uma mensagem modificativa está praticamente descartado e a ideia que prevalece entre aliados do presidente é que uma emenda à LDO seja apresentada por um partido aliado do Palácio do Planalto.

A data da apresentação dessa emenda, porém, ainda não está fechada. Uma ala defende que o movimento seja feito às vésperas da apresentação do relatório final, na semana entre 13 e 17 de novembro. Um outro grupo, porém, é resistente a essa possibilidade, porque nesses dias o Congresso estará esvaziado, o que faria com que o tema da alteração da meta, que já causou controvérsia nos últimos dias, volte a ter muito destaque.

As negociações conjuntas são um indicativo de que Forte acatará a sugestão de alteração da meta no parecer final.

Apesar de o martelo ainda não estar batido, a expectativa é que a nova meta fiscal seja de um déficit de até 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – esse seria o limite, segundo fontes ouvidas pelo Valor.

Um novo encontro entre o relator da LDO e auxiliares de Lula está previsto para a próxima segunda-feira, véspera da data marcada para apreciação do relatório preliminar pela CMO.

Veja também

Dos EUA ao Japão, mecanismos contra enchentes podem servir de lição para tragédia do Rio Grande do Sul

Cidades-esponja, telhados verdes, diques extensos, túneis e reservatórios subterrâneos são algumas das soluções que países …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas