quinta-feira 4 de julho de 2024
O deputado federal Yuri do Paredão anunciou filiação ao MDB — Foto: Reprodução / Redes Sociais
Home / NOTÍCIAS / Expulso do partido de Bolsonaro após foto fazendo o ‘L’, Yury do Paredão anuncia filiação ao MDB
sábado 4 de novembro de 2023 às 07:10h

Expulso do partido de Bolsonaro após foto fazendo o ‘L’, Yury do Paredão anuncia filiação ao MDB

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Expulso do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após uma fotografia “fazendo o L” em agenda com ministros de Lula, o deputado federal Yury do Paredão anunciou sua filiação ao MDB na última quarta-feira. A legenda faz parte da base governista no Congresso Nacional.

A saída de Yury do PL ocorreu em julho deste ano, após uma reunião entre o parlamentar e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar eleito pelo Ceará agradeceu nomes como o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), e o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) pela recepção na legenda.

“Chego ao MDB levando os meus ideais em defesa do Brasil com liberdade, respeito, tolerância e desenvolvimento econômico com inclusão social”, disse o deputado.

Antes mesmo da fotografia, Yury já havia incomodado os nomes do PL mais próximos ao bolsonarismo. Quando o Planalto articulava para evitar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, em fevereiro, o parlamentar chegou a retirar sua assinatura do requerimento. A postura foi interpretada como um aceno ao governo, já que a oposição tentava emplacar a comissão.

Em maio, Yury desagradou parte da sigla ao comparecer a um evento com Lula e posar para foto com o chefe do Executivo. Mas o estopim ocorreu em julho, após o portal Metrópoles divulgar uma fotografia do parlamentar “fazendo o L” em agenda no estado com os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).

Yury do Paredão (à direita) faz o L em foto com petistas — Foto: Acervo/Coluna Paulo Cappelli
Yury do Paredão (à direita) faz o L em foto com petistas — Foto: Acervo/Coluna Paulo Cappelli

Após pressão dos bolsonaristas, Valdemar anunciou a expulsão do cearense. “Recebi na sede do PL Nacional o deputado Yury do Paredão, do Ceará, a quem reafirmei que será expulso do partido por não comungar dos ideais de nossa legenda”, escreveu. Em julho, em entrevista ao GLOBO, Yury afirmou que a fotografia se tratava de um “momento de alegria”, mas que respeitava a decisão do dirigente .

A expulsão de Yury ajudou o deputado, que ficou livre para se filiar a outro partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Valdemar Costa Neto com Yury do Paredão — Foto: Reprodução/Twitter
Valdemar Costa Neto com Yury do Paredão — Foto: Reprodução/Twitter

— Não esperava que fosse (vazar a foto). Foi um encontro democrático com os ministros de Lula. Na verdade, a foto foi um momento de alegria pela inauguração da bomba, mas respeito a decisão de Valdemar — descreveu Yury sobre a agenda que reverberou na sua saída do PL.

Veja também

‘Nem metade dos recursos anunciados por Lula chegaram ao RS’, dizem prefeitos

Mais de 300 prefeitos do Rio Grande do Sul lotaram o salão verde da Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!