sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Richard Silva/PCdoB
Home / NOTÍCIAS / Após ‘despejo’ do PSDB, sala de liderança é disputada por Podemos e bancada feminina no Senado
segunda-feira 30 de outubro de 2023 às 21:04h

Após ‘despejo’ do PSDB, sala de liderança é disputada por Podemos e bancada feminina no Senado

NOTÍCIAS


Um espaço privilegiado, a poucos passos do plenário e às margens do famoso carpete azul do Congresso Nacional é alvo de disputa de lideranças do Senado. A sala foi ocupada por duas décadas pelo PSDB, mas o partido perdeu senadores e teve de deixar a sala, após uma tentativa frustrada de filiar o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Agora, a recém-criada bancada feminina e o Podemos reivindicam segundo Camila Turtelli, do O Globo, o local.

Segundo o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), os tucanos deixaram o local há cerca de 15 dias, quando ele viu sua tentativa de ampliar a bancada ser frustrada pela presidência do partido.

No final de setembro, Marcos do Val chegou a anunciar sua ida para o PSDB e até a compartilhar uma foto ao lado de Izalci, presidente do diretório tucano no Distrito Federal (DF), para celebrar a mudança.

A movimentação, no entanto, desagradou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, presidente do PSDB e pediu para a direção nacional do partido vetar a ida de Do Val. Após a reação da legenda, Do Val voltou atrás e decidiu permanecer em seu atual partido, o Podemos.

Pelo regimento do Senado, para se ter uma liderança, com uma sala própria e servidores, é preciso ter ao menos três senadores. O PSDB tem atualmente dois, com Izalci e Plínio Valéio (PSDB). O partido tinha essa prerrogativa desde a Constituinte, em 1988.

No começo deste ano, a bancada do PSDB era formada por 4 senadores, mas Mara Gabrilli migrou para o PSD em janeiro e Alessandro Vieira (SE), para o MDB em junho.

—Acho difícil filiar alguém agora, isso depende muito da presidência do partido— disse Izalci ao jornal O Globo.

Com desempenho eleitoral em queda nas suas últimas três disputas e dificuldade para forjar novas lideranças em capitais e grandes cidades, o PSDB teme um novo esvaziamento nas eleições municipais de 2024.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!