Os três astronautas a bordo da nave espacial chinesa Shenzhou-17 entraram na estação espacial do país nesta quinta-feira, encontrando-se então com o outro trio de astronautas e iniciando uma nova rodada de transferência de tripulação em órbita.
A tripulação da Shenzhou-16 abriu a escotilha às 19h34 (horário de Beijing). Os três ocupantes da estação espacial saudaram os recém-chegados e tiraram fotos em grupo.
Tang Hongbo, comandante da missão Shenzhou-17, viveu o momento histórico como um dos primeiros astronautas chineses a chegar à estação espacial da China em junho de 2021, quando foi lançado em órbita na missão Shenzhou-12.
Agora, o complexo espacial que Tang revisita foi ampliado em um laboratório espacial versátil com dois módulos adicionais e instalações experimentais mais sofisticadas. Ele também estabeleceu um novo recorde para o menor intervalo entre duas missões de voo espacial por astronautas chineses.
A reunião espacial das duas tripulações deu início à terceira rotação de tripulação em órbita na estação espacial da China.
De acordo com a Agência Espacial Tripulada da China, os seis astronautas viverão e trabalharão juntos por cerca de quatro dias para completar as tarefas planejadas e o trabalho de entrega.