segunda-feira 25 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Assembleia presta homenagem ao Movimento Social Ação da Cidadania pelo combate à fome
sexta-feira 27 de outubro de 2023 às 10:46h

Assembleia presta homenagem ao Movimento Social Ação da Cidadania pelo combate à fome

NOTÍCIAS


É com grande honra que nos reunimos aqui, na Assembleia Legislativa da Bahia, para celebrar uma instituição que desempenha um papel fundamental na luta contra a fome e na promoção da dignidade do povo”. Foi com esta mensagem que a deputada Maria del Carmen (PT) iniciou, na tarde desta quinta-feira (26), o ato em homenagem aos “30 anos da Ação da Cidadania no Brasil e 20 anos na Bahia”. As informações são do portal, ALBA.

Participaram da reunião, que também marcou o lançamento da campanha Natal Sem Fome, autoridades públicas, artistas, representantes da Igreja Católica e dos Povos de Matriz Africana, além de organizações que, há três décadas, lutam contra a fome, a miséria e pela vida.

Presidente da Frente Parlamentar de Combate à Fome da ALBA, Maria del Carmen lembrou que o “Ação da Cidadania”, movimento criado, em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, continua realizando um trabalho notável, arrecadando alimentos, roupas e outros itens essenciais para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Neste momento histórico, quando o Governo Federal e o Governo da Bahia estão unindo forças por meio de políticas públicas para combater a fome, é mais do que apropriada esta homenagem ao movimento social e eu me sinto especialmente comovida em liderar, aqui na Casa do Povo, esta iniciativa, que busca construir um Brasil onde a fome não tenha mais espaço”, afirmou a petista.

Depois da exibição de um vídeo, apresentando as ações da organização não governamental ao longo desse tempo, Raimundo Bandeira, coordenador do Comitê do Ação Cidadania na Bahia, agradeceu o apoio de inúmeros parceiros “que sempre estiveram de portas abertas para acolher as ações de solidariedade, transformação e inclusão, pilares do movimento social”. Sobre a campanha Natal Sem Fome, Bandeira informou que, a partir de 4 de novembro, serão instalados postos de arrecadação de alimentos em diversos pontos de Salvador.

Para maiores informações sobre as doações – que podem ser feitas através do pix, cuja chave é o e-mail acaosalvador@hotmail.com – o público pode contatar o Whatsapp (71) 98800-9560 ou acessar o instagram @acaosalvador.

Fabya Reis, secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), saudou a grande integração de pessoas que se mobilizam para o combate à fome, uma tragédia planetária que – segundo informou – atinge mais de 800 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões de brasileiros e 1,8 milhão de baianos. “Penso que o Programa Bahia Sem Fome tem como inspiração fundamental todo este movimento solidário em busca da cidadania. Eu trago aqui o abraço e o reconhecimento do governador Jerônimo Rodrigues, que está empenhado nessa luta, determinando essa pauta aos secretários, no sentido de levar dignidade à população baiana”, destacou a gestora.

A deputada Fátima Nunes, líder da Bancada do PT na Casa Legislativa, expressou seu apoio à agricultura familiar, destacando que o setor, segundo dados do IBGE, é responsável por cerca de 70 % dos alimentos consumidos no país. Ela comunicou que, na próxima segunda-feira (30), os parlamentares devem apreciar e votar, em plenário, o PL do Executivo estadual que institui o Programa Bahia Sem Fome e cria a rede de equipamentos integrados para o combate à fome. Além das personalidades citadas, compuseram a mesa do ato político o superintendente de Assuntos Parlamentares, ex-deputado Marcelino Gallo; Dom Abade Emanoel, arquiabade do Mosteiro de São Bento e presidente da Congregação Beneditina do Brasil; o artista plástico Menelaw Sete; o cantor e compositor Gerônimo Santana; e Mãe Neu, da Irmandade da Boa Morte, companheira do babalorixá Pai Pote, presidente da Associação Bembé do Mercado de Santo Amaro.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!