quinta-feira 21 de novembro de 2024
Atualmente existem duas teorias que tentam explicar como o homem chegou à América: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem migrou até a parte meridional do continente americano. Essas são teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.
Home / CURIOSIDADES / Quando o homem chegou à América? Cientistas descobriram que foi dez mil anos antes do imaginado
sexta-feira 27 de outubro de 2023 às 08:11h

Quando o homem chegou à América? Cientistas descobriram que foi dez mil anos antes do imaginado

CURIOSIDADES, MUNDO, NOTÍCIAS


Os humanos ocuparam a América do Norte milhares de anos antes do que se imaginava, segundo um estudo que confirmou a antiguidade de pegadas fossilizadas no Parque Nacional de White Sands, no Novo México, nos EUA, usando duas diferentes tecnologias de datação.

As pegadas foram originalmente deixadas num período de 21 mil a 23 mil anos atrás, de acordo com as tecnologias de datação por radiocarbono e por luminescência ótica estimulada, informaram pesquisadores. Isso é aproximadamente dez mil anos antes do que se imaginava.

O novo trabalho, publicado na revista científica Science, revela que o Homo sapiens já caminhava pela América do Norte durante a última Idade do Gelo, um período inóspito para os humanos. Nesta época, grande parte do continente era coberto por camadas espessas de gelo.

Um estudo de 2021 publicado pelos mesmos pesquisadores já tinha datado as pegadas entre 21 mil e 23 mil anos atrás, com base em sementes de plantas encontradas no mesmo sedimento onde foram achadas as marcas de pé fossilizadas. Na ocasião, muitos cientistas questionaram o método de datação.

O Homo sapiens surgiu no continente africano há aproximadamente 300 mil anos e, de lá, se espalhou pelo mundo. Especialistas acreditam que o homem chegou ao continente americano caminhando, numa época em que a Sibéria e o Alasca estavam conectados por terra.

“Toda técnica de datação tem seus pontos fortes e fracos, mas quando três técnicas diferentes convergem para o mesmo período de tempo, podemos dizer que o resultado é excepcionalmente robusto”, afirmou, em entrevista à agência Reuters, o geólogo Jeff Pigati, do Centro de Ciências Geológicas, Geofísicas e Geoquímicas (CCGGG) do governo americano, coautor do trabalho.

“Nossos resultados originais eram controversos e sabíamos que precisávamos de uma avaliação independente para ganhar a confiança da comunidade”, afirmou a geóloga Kathleen Springer, também do CCGGG, “Esse trabalho foi esse exercício corroborativo.”

Veja também

Café brasileiro vence como o melhor do mundo em concurso internacional

É a segunda vez que o café brasileiro vence como o melhor do mundo no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!