domingo 24 de novembro de 2024
Foto tirada pelo pousador da sonda Chang'e-4 em 11 de janeiro de 2019 mostra o rover lunar Yutu-2 (Coelho de Jade-2). - Foto: Xinhua/Administração Espacial Nacional da China
Home / NOTÍCIAS / Paquistão e Belarus juntam-se ao programa da Estação Internacional de Pesquisa Lunar da China
quinta-feira 26 de outubro de 2023 às 11:41h

Paquistão e Belarus juntam-se ao programa da Estação Internacional de Pesquisa Lunar da China

NOTÍCIAS


A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês) assinou documentos de cooperação com as agências espaciais do Paquistão e de Belarus, respectivamente, para um trabalho conjunto no programa da Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS, em inglês).

O novo esforço de cooperação marca o início da participação do Paquistão e Belarus no programa ILRS, disse a CNSA. O programa foi iniciado pela China, com um convite estendido a organizações e cientistas de todo o mundo para a participação.

No novo memorando de entendimento assinado pela CNSA e pela Comissão de Pesquisa Espacial e da Alta Atmosfera do Paquistão, os dois lados realizarão uma cooperação ampla e profunda e criarão grupos de especialistas nas áreas de demonstração, implementação de engenharia, operação e aplicação do programa ILRS.

A declaração conjunta assinada pela CNSA e pela Academia Nacional de Ciências de Belarus disse que os dois lados realizarão uma cooperação ampla e profunda na construção e operação da ILRS, incluindo a aplicação de tecnologia espacial, novos materiais e componentes eletrônicos, e a educação e o treinamento de pesquisadores e especialistas.

A China tem uma longa história de cooperação com ambos os países no campo espacial, disse a CNSA.

Espera-se que a construção da ILRS seja realizada em três fases, com um modelo básico da estação previsto para ser concluído por volta de 2030.

Veja também

Avião que iria para Miami com 221 passageiros é forçado a voltar para SP após turbulência

Um voo com 221 passageiros com destino a Miami, nos Estados Unidos, precisou retornar ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!