A nova geração da Mitsubishi L200 Triton está confirmada para o Brasil. A notícia veio diretamente do Salão de Tóquio, onde Mauro Correia, presidente da HPE, representante da Mitsubishi no país, ainda disse que a pretensão é que a nova picape média chegue já no ano que vem. A reportagem é de Isadora Carvalho, de Tóquio (Japão), da revista Quatro Rodas.
Já à venda na Tailândia, a nova L200 Triton não ganha apenas um novo visual, mas melhorias significativas que atendem à demanda de vários consumidores. A principal delas é a direção elétrica, que substitui a já ultrapassada direção hidráulica da versão vendida no Brasil. A picape também contará com sete airbags em todas as suas versões e, finalmente, terá piloto automático adaptativo.
Embora o motor continue sendo o 2.4 biturbodiesel, ele foi incrementado em busca de mais potência e torque. Agora são 214 cv e 48 kgfm, que superam os 190 cv e 43,9 kgfm da Triton brasileira. Também foi informado que o curso de suspensão aumentou em 2 cm e há novos amortecedores para melhorar o comportamento dinâmico no fora-de-estrada. O uso de duplo A na frente e feixe de molas melhorado atrás, assim como um sistema que controlada a rolagem da picape nas trilhas, tornam seu pacote ainda melhor.
A L200 terá uma plataforma totalmente nova da Mitsubishi e que será compartilhada com a próxima geração da Nissan Frontier. Com isso, a picape japonesa também ganha novas medidas, crescendo 13 cm no comprimento e 5 cm na largura, totalizando 5,36 e 1,93 m, respectivamente. Já na altura são 2 cm a mais, chegando a 1,81 m, enquanto o entre-eixos está 13 cm maior e mede 3,13 m.
No visual, ainda podemos ver um pouco da versão atual, mas com atualizações bem claras. A barra que ligava as DLRs, por exemplo, não existem mais. Essas, por sua vez, se mantêm idênticos ao da L200 atual. Já os faróis principais foram deslocados para cima, a grade está menor e é decorada com barras três horizontais. Por fim, foi adicionada uma grande peça em forma de C próxima ao conjunto óptico, que pode ser da preta ou cromada.
Na traseira há poucas mudanças estéticas. A principal está nas luzes, que tiveram seu desenho alterado, mas mantém o formato da peça. Já a tampa da caçamba está visivelmente mais baixa na sexta geração, perdendo 4,5 cm, o que facilita o acesso ao compartimento de carga, de acordo com a Mitsubishi.
Por dentro, nota-se uma nova e maior central multimídia. Para quem gosta, o quadro de instrumentos mantém os mostradores analógicos, mas ganhou uma tela digital centralizada. No console central, a alavanca de câmbio continua e, mais abaixo, há um seletor de modos de condução.
Ao menos inicialmente, a L200 vendida atualmente seguirá coexistindo com a nova geração nas concessionárias. As duas gerações também dividirão espaço na fábrica de Catalão (GO), dado que a picape média já deve estrear no Brasil com produção nacional.