segunda-feira 1 de julho de 2024
Uma nuvem negra de fumaça sobe atrás de arranha-céus no céu durante um ataque aéreo israelense na cidade de Gaza. 09/10/2023 - - Foto: Mahmud Hams/AFP
Home / Mundo / MUNDO / 83% dos brasileiros creem que guerra terá impacto negativo para economia, mostra pesquisa
terça-feira 24 de outubro de 2023 às 14:43h

83% dos brasileiros creem que guerra terá impacto negativo para economia, mostra pesquisa

MUNDO, NOTÍCIAS


Oito em cada dez brasileiros temem que a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas tenha impacto negativo sobre a economia brasileira. O número é de pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Ao todo, 83% dos brasileiros acreditam que a nova guerra, iniciada este mês, seja negativa para a economia do País. Outros 10% esperam que não haja impacto, e 7% não souberam ou não responderam.

“A guerra entre Israel e Hamas acontece em meio a notícias positivas e negativas sobre a economia”, diz o presidente do conselho científico do Ipespe, Antônio Lavareda, em nota. “De um lado, Copom e Banco Central estimam o crescimento da renda disponível das famílias brasileiras e queda da inflação e de outro lado o IBGE registra recuo no varejo no terceiro trimestre e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central indica recuo na atividade econômica entre julho e setembro.”

Em meio a este cenário, caiu o otimismo do brasileiro com a economia: 56% esperam que o cenário melhore até o final do ano, contra 59% no levantamento anterior, realizado em setembro. Outros 24% esperam que fique igual, contra 20% em setembro, e 17% acreditam que vai piorar, ante 18% antes.

O Ipespe também aponta que 48% dos brasileiros acreditam que o Brasil está melhor neste ano que em 2022, em estabilidade em relação a setembro Outros 30% acreditam que está igual, e 20%, que piorou desde então.

Além disso, 53% dos brasileiros acreditam que os preços dos produtos aumentaram muito ou aumentaram nos últimos seis meses, oscilação negativa de 2 pontos porcentuais em relação a setembro. 24% acreditam que baixaram ou baixaram muito, 4 pontos a mais que no levantamento anterior.

A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 16 de outubro, com 2.000 entrevistados de 18 anos ou mais nas cinco regiões do País. O intervalo de confiança é de 95,5%. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Veja também

Mais da metade das indústrias reclamam do altos custos de energia elétrica, informa CNI

Uma nova pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 1.002 executivos mostra que 53% …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!