Uma das feiras agropecuárias mais tradicionais da Bahia, a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) não acontecerá em 2023. A informação foi confirmada por meio de um comunicado à imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). Segundo o órgão, “questões administrativas, estruturais do Parque de Exposições e por falta de tempo hábil para superar entraves burocráticos que se apresentaram no decorrer de 2023” impediram a realização da 33ª edição do evento, realizado anualmente em Salvador.
A Fenagro perdeu protagonismo entre as feiras similares na Bahia principalmente após a expansão das fronteiras agrícolas no oeste da Bahia. Contudo, a feira continuou acontecendo, apesar da suspensão temporária durante a pandemia da Covid-19. O comunicado encerra as perspectivas de uma nova edição, ainda em 2023.
O Parque de Exposições, citado como uma das razões para o cancelamento da feira por questões estruturais, é administrado pela secretaria e teve o futuro sob berlinda durante a administração do ex-governador Rui Costa, quando rumores sugeriram que o espaço poderia ter como destino a construção de um novo centro de convenções na capital baiana. Todavia, as conjunturas política e econômica colocaram em suspensão qualquer iniciativa que, eventualmente, alterasse o uso da área para exposições agropecuárias. E, sem novos investimentos, o parque tem sido utilizado para a realização de shows e eventos.
“A Seagri reforça seu compromisso em seguir apoiando feiras e exposições agropecuárias por toda a Bahia, por entender a importância dessas iniciativas para a agropecuária e a economia de nosso estado. Nesse sentido, ainda, informa que já iniciou as tratativas para, no próximo ano, entregar uma edição da Fenagro à altura da tradição do evento”, conclui a nota.