As eleições para a prefeitura de Juazeiro em 2024 contam segundo matéria de João Tramm, do portal Metro1, com a indefinição de quem vai rivalizar o pleito contra a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), apta a disputar a reeleição. A atual gestora chegou a se aproximar do governador Jerônimo Rodrigues (PT), mas as conversas esfriaram e a tucana admitiu que seguirá apenas a orientação do seu partido.
Com o apoio de Jerônimo Rodrigues na disputa, os partidos da base petista se fragmentaram e cada um decidiu por lançar sua pré-candidatura. Dentre os principais nomes, estão os deputados estaduais Roberto Carlos (PV) e Zó (PCdoB), o ex-prefeito do município Isaac Carvalho, além do considerado outsider Andrei da Caixa.
O último começou a ganhar força após ter realizado um evento de lançamento de sua pré-candidatura, e do seu projeto para a cidade chamado “Caminhos para Juazeiro”. Segundo o presidente do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, a escolha pelo nome se deu após pesquisa na cidade que teria indicado que 70% da população possui interesse em um nome novo.
Andrei da Caixa disse a João Tramm, do Metro1, que a população se identifica com ele, por ter sua carreira na Caixa Econômica Federal, e que agora, sem interesses financeiros, decidiu ajudar mais a cidade. Filiado ao MDB desde junho, o pré-candidato teve um papel importante na eleição do governador petista, fazendo as “puxadas de Jerônimo”.
“Geraldinho [Júnior, vice-governador da Bahia] acreditou e veio à Juazeiro. Eu não estou preocupado com quem vai ser o candidato da base, mas sim discutir um plano para a cidade. E eu posso não ir a lugar nenhum, a seis meses atrás eu não era ninguém e hoje eu sou. Eu não tenho mais dúvida que esse sonho possa se transformar em realidade, a gente pode pensar em nossa cidade um pouco diferente”, afirmou.
Outro pré-candidato que se coloca como novidade é o deputado estadual Zó (PCdoB). O comunista tem 39 anos de filiado ao PCdoB e foi o segundo candidato à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) mais votado na região. “Já fui vereador, presidente da Câmara e sou militante do PCdoB há 39 anos, mas me coloco na prateleira de candidato a prefeito pela primeira vez. Fui o candidato da base com mais votos na região em 2022, o que mostra que não existe um cansaço com meu nome”, afirmou Zó ao Metro1.
Velhos conhecidos
Do lado petista, o pré-candidato é o ex-prefeito da cidade Isaac Carvalho, que está inelegível desde 2022 por causa de um caso de improbidade administrativa durante sua gestão em Juazeiro. Segundo apurou o Metro1, a legenda não trabalha com nenhuma outra hipótese caso a inelegibilidade não seja revertida na Justiça.
O presidente do PT em Juazeiro, Luiz Félix, disse à reportagem que os partidos da base aliada de Jerônimo estão se reunindo e conversando para que exista uma unidade. Apesar disso, ele defendeu que o nome de Isaac “é naturalmente o mais maduro para a cidade”.
Dentro do grupo da base, o PV também lançou sua pré-candidatura, o deputado estadual Roberto Carlos. Segundo ele, o candidato do grupo só deve ser definido em dezembro. Roberto Carlos se apresenta como pré-candidato em Juazeiro, mas também postula a vaga que abre neste fim de 2023 no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).