O gestor afirmou que o problema não está somente no FPM, que caiu bastante a partir do mês de junho, mas também talvez o maior deles, os programas do governo federal, que são subfinanciados
O prefeito Artur Silva (PP), da cidade de Barra, no oeste da Bahia, fez um desabafo e alerta para o caos nas finanças públicas da prefeitura, na noite desta quinta-feira (19).
Artur, que exerce atualmente o seu terceiro mandato, afirmou que a prefeitura de Barra nunca passou por uma situação tão difícil, como a que está agora. Segundo o site do IBGE, a cidade possui uma população de 54 mil habitantes. O gestor disse que nunca atrasou salários e sempre cumpriu rigorosamente com todas as obrigações. No vídeo, o gestor alerta que a situação está difícil não só para Barra, mas como todos os municípios do Brasil.
Artur esclarece que o problema não está somente no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que caiu bastante a partir do mês de junho, mas também talvez o maior deles, os programas do governo federal, que são subfinanciados. Artur cita como exemplo a merenda escolar, onde a prefeitura recebe em média apenas R$ 0,50 centavos por aluno, por dia, no entanto, a prefeitura gasta mais de 10 vezes o valor repassado.
Assista:
Por fim, o prefeito de Barra pede ajuda ao Congresso, ao governo do estado e ao governo federal, diante do momento crítico em que não só ele, mas todos os prefeitos do Brasil estão enfrentando.