A oposição anunciou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), que vai suspender a obstrução, iniciada no final de setembro, no Congresso Nacional. Os parlamentares trancaram a pauta em resposta às decisões do Supremo Tribunal Federal que, segundo eles, invadiram competências do Legislativo. As informações são de Edilene Lopes, do portal Itatiaia.
A desobstrução é fruto de um acordo feito com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Segundo o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), em reunião na noite da última terça-feira (17), Pacheco se comprometeu a colocar em votação todas as propostas que garantam as prerrogativas constitucionais do Parlamento.
O líder da oposição, deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), afirmou que seguirão tramitando no Senado as propostas relacionadas à criminalização das drogas, do aborto, criação de mandato para ministros do STF, e a restrição do voto monocrático. Ainda de acordo com ele, Rodrigo Pacheco recebeu um “voto de confiança” e a expectativa é a de que os projetos que forem para a Câmara, comandada por Arthur Lira (PP-AL), também tenham andamento na casa.
O deputado Marcel Marcel van Hattem (Novo-RS) disse que a desobstrução é temporária. Se o acordo for descumprido, a oposição voltará a trancar a pauta.