Um grupo de estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) fez uma visita nesta última segunda-feira (16), ao acervo da Câmara Municipal de Salvador, recepcionada pelo diretor-geral, Adriano Gallo, e mediada pela arquivista e coordenadora do Arquivo Geral, Fernanda Linhares. A visita foi uma iniciativa dos professores da disciplina Políticas de Arquivos, Maria Teresa Navarro e Sérgio Franklin, e teve o intuito de apresentar aos alunos um arquivo público, sua administração e gestão, além de mostrar, na prática, o funcionamento de um arquivo.
Para Adriano Gallo, a visita é uma forma de intercâmbio entre a Câmara e os alunos. “Acho essa visita importante, primeiro porque a nossa estrutura do arquivo é recente, do ano passado pra cá. A recepção desses estudantes, que são pessoas que estão se formando, que têm acesso ao que há de melhor na área, pode servir como uma troca de experiências. Nós podemos trazer esse conhecimento prático para eles, e eles podem opinar, trazer sugestões e melhorias que podemos realizar”, disse o diretor.
“A Câmara Municipal de Salvador é uma instituição de suma importância, e para nós, que estamos voltados para a teoria, essa é uma oportunidade muito importante de conhecermos a prática, a experiência, os desafios da profissão, estarmos mais próximo do chão de fábrica”, afirmou a professora Maria Teresa, uma das responsáveis pela iniciativa da visita.