terça-feira 14 de janeiro de 2025
Mina da Vale em Itabira (MG) – Foto: Janaina Duarte/Divulgação Vale
Home / NOTÍCIAS / ANM divulga informações sobre distribuição da Cfem para os afetados
sexta-feira 13 de outubro de 2023 às 08:35h

ANM divulga informações sobre distribuição da Cfem para os afetados

NOTÍCIAS


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais que a Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou, na quarta-feira (11) a proposta de minuta de Resolução para disciplinar o repasse da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) para os Municípios afetados indiretamente pela atividade de mineração, regulamentando os dispositivos da Lei 14.514/2022 e do Decreto 11.659/23.

A CNM explica que a partir de agora os gestores municipais poderão solicitar alterações no texto para apreciação da Agência através da Audiência Pública 3/2023 que acontecerá no dia 20 de outubro de 2023, das 14h30 às 18h30, por meio da plataforma Microsoft Teams, com transmissão ao vivo pelo canal da ANM no YouTube.

A Confederação reforça a importância da participação dos gestores no processo de definição do cálculo da Cfem a ser distribuída para os Municípios. A audiência busca provocar a participação social; recolher subsídios para o processo decisório; oferecer um ambiente propício ao encaminhamento dos pleitos e sugestões relacionados à matéria objeto do processo; identificar todos os aspectos relevantes à matéria objeto do processo; e dar publicidade à ação regulatória da Agência.

Para que possam realizar manifestação oral durante a audiência, o participante deve realizar inscrição prévia através do Sistema Participa ANM até as 12h do dia 20 de outubro de 2023 (ANM). Para participar com contribuições por escrito o participante deverá acessar a aba Contribuir (Participa – 1.0.0.0 (anm.gov.br)), o prazo para envio das contribuições será de 10 dias, entre o período de 11 a 20 de outubro de 2023.

Veja também

Com tarifas dos EUA, crescimento da China deve desacelerar para 4,5% em 2025

O crescimento econômico da China deve desacelerar para 4,5% em 2025 e esfriar ainda mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!