O plantio da safra de soja 2023/24 atingiu 10,1% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira, 5, igualando-se ao índice apurado na mesma semana da safra 2021/22, mas ficando atrás dos 10,7% da temporada 2016/17, de acordo com levantamento da AgRural. O plantio avançou bem em relação aos 5,2% de uma semana antes e supera ligeiramente os 9,6% do mesmo período do ano passado.
Conforme a consultoria, “mesmo com chuvas intensas durante a semana, o Paraná continuou na dianteira, seguido por Mato Grosso, onde os volumes e a distribuição das precipitações mantiveram-se irregulares”.
Milho
O levantamento da AgRural mostra, ainda, que o plantio de milho verão 2023/24 alcançou 37% no Centro-Sul, até quinta passada, apesar da pressão de chuva e a praga da cigarrinha, ante 32% na semana precedente e 39% um ano atrás.
Além do excesso de chuva, a maior pressão da cigarrinha também preocupa os produtores nos três Estados do Sul, onde o plantio caminha para a reta final. Em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que têm calendário mais tardio, a semeadura começou nas primeiras áreas que já têm umidade suficiente.