O Brasil estuda buscar ajuda com o Egito para evacuar brasileiros da Faixa de Gaza por meio de uma passagem na fronteira, segundo disse Carlos Sobral Duarte, secretário do Ministério das relações exteriores para África e Oriente Médio em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews.
O Egito faz fronteira com a Faixa de Gaza, foco do combate entre o grupo extremista armado Hamas e as forças militares de Israel.
Duarte explicou que mover brasileiros pela região onde se desenrola o conflito é arriscado e que o Escritório de Representação do Brasil em Ramala está “tomando providências”.
“Ir de dentro da Faixa de Gaza até a passagem de fronteira para o Egito pode ser algo arriscado. É preciso tomar as providências para evitar os riscos. O nosso escritório de representação em Ramala está tomando as providências com vistas a levar essas pessoas até lá, mas não é só isso, é preciso que essa passagem esteja aberta, é preciso tratar com as autoridades egípcias”, disse.
A retirada de brasileiros pela passagem na fronteira de Gaza com o Egito —que tem cerca de 7 quilômetros de distância— é arriscada em meio à guerra. Se acordado com as autoridades egípcias, a evacuação terá de acontecer por terra.