esta segunda-feira (9) a BYD assumiu oficialmente a planta que era da Ford em Camaçari, munícipio na região metropolitana de Salvador, com uma cerimônia de lançamento da pedra fundamental das futuras unidades fabris.
O evento contou com o CEO Global e fundador da montadora, Wang Chuanfu, a CEO Américas, Stella Li, e seu presidente no Brasil, Sr. Tyler Li, além do presidente em exercício Geraldo Alckmin e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Vale lembrar que a Ford, que ficou no local entre 2001 e 2021, onde produzia modelos como o Ka e EcoSport, para citar, entregou oficialmente o local para o estado da Bahia na quarta-feira, 4.
Nova planta da BYD
Como anunciado em julho, a BYD promete investir R$ 3 bilhões e a geração de cerca de 5 mil empregos. O investimento revelado corresponde no que a companhia chama de “primeira fase do projeto”. A previsão é de a planta entregue o primeiro veículo no último trimestre de 2024.
O complexo tecnológico vai produzir chassis de ônibus elétricos, caminhões elétricos e carros de passeio (elétricos e híbridos).
Atualmente, a lista de carros da BYD comercializados no Brasil inclui: Dolphin EV, Seal, Tan EV, Han EV e Yuan Plus EV, além do híbrido Song Plus DM-i.