segunda-feira 1 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / AL-BA vai analisar a nova Política Estadual de Assistência Social
quinta-feira 5 de outubro de 2023 às 20:52h

AL-BA vai analisar a nova Política Estadual de Assistência Social

NOTÍCIAS


Já está tramitando na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o Projeto de Lei nº 25.071/2023, que dispõe sobre a Política Estadual de Assistência Social. Encaminhada pelo Governo da Bahia, a proposição estabelece diretrizes e princípios para a assistência social no Estado, alinhando-se com as normas gerais da Lei Federal nº 8.742/1993, conhecida como Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

O projeto estabelece a criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no âmbito do Estado da Bahia, com a participação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), dos municípios e de entidades e organizações de assistência social.

Em mensagem enviada aos deputados, o governador Jerônimo Rodrigues explicou que a proposta visa aprimorar o atendimento às necessidades socioassistenciais dos baianos, “promovendo a proteção social, a defesa de direitos e a conquista da autonomia dos cidadãos”. Além disso, acrescentou ele, busca garantir a universalização dos direitos sociais e a integração com outras políticas setoriais para o enfrentamento da pobreza.

Entre os princípios que nortearão a Política Estadual de Assistência Social estão a supremacia do atendimento às necessidades sociais, a universalização dos direitos sociais, o respeito à dignidade do cidadão, a igualdade de direitos no acesso aos serviços e a divulgação ampla dos benefícios oferecidos pelo poder público.

A gestão da assistência social será descentralizada e participativa, com a coordenação do SUAS, e a organização contará com tipos de proteção social, como a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

“O projeto representa um importante passo para o fortalecimento da assistência social no estado da Bahia, assegurando o acesso de todos os cidadãos a serviços e benefícios que visam garantir uma vida digna e livre de vulnerabilidades”, afirmou o governador, na mensagem. Ele explicou ainda que a proposta busca espelhar, em âmbito estadual, as atualizações e avanços legais e normativos já consolidados em âmbito nacional.

Veja também

Marine Le Pen lidera vitória histórica no 1ª turno das eleições legislativas da França

Os resultados preliminares das eleições legislativas francesas deste domingo (30) revelaram um quadro político complexo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!