São dois os índices oficiais para cálculo do valor do aluguel no Brasil: o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro é o indicador mensal do nível de atividade econômica do País calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O segundo é considerado o medidor oficial da inflação no País e é elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ambos possuem grande importância de acordo com Dione AS, do Diário do Comercio, para a população que paga aluguel, já que desempenham papel na correção inflacionária dos contratos a cada 12 meses, no aniversário de ocupação do imóvel. Enquanto o IGP-M também abrange matérias-primas até produtos ligados ao consumidor final, tornando-o crucial para ajustar os valores de aluguel ao longo do tempo, o IPCA, funciona como alternativa ao primeiro, em alguns casos.
O atual cenário é desafiador para o mercado imobiliário, já que a valorização do aluguel tem se destacado em diversas capitais brasileiras nos últimos 12 meses. Dentre as cidades pesquisadas, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Balneário Camboriú e Curitiba, destacam-se pela disparidade em relação aos índices de correção dos contratos, seja pelo IGP-M ou pelo IPCA. Enquanto, o IGP-M registrou queda de 7,72% no período, o IPCA apresentou aumento de 3,39% no mesmo intervalo.
Para além dos índices oficiais, o FipeZap é usado como referência de valor para definir quanto custa, em média, o aluguel nas cidades e principais bairros de cada uma delas. Segundo especialistas, é uma ferramenta útil para locatários verificarem se o valor do aluguel está dentro da média praticada pelo mercado. A ferramenta também oferece uma noção do valor de locação de seu imóvel, especialmente quando está desocupado e disponível para o mercado.
“O FipeZap é um índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços, por metro quadrado, de imóveis residenciais e comerciais, para vendas e para locação. Ele dá noção tanto proprietários quanto inquilinos de como estão os valores praticados no mercado”, afirma o gerente da URBS Aluguel, Henrique Santos. Segundo ele, o índice é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em informações de anúncios de imóveis para locação veiculados nos portais ZAP+.