Nascido em Salvador, Antônio Augusto Brandão de Aras ingressou na carreira do Ministério Público Federal em 1987
O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) moção de congratulação e aplausos ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pelo desempenho à frente da PGR nos últimos quatro anos. Segundo Arimateia, desde que assumiu a Procuradoria-Geral da República em 2019, Antônio Augusto Brandão de Aras garantiu firmeza no compromisso para com o Estado de Direito. “Adotou postura de equilíbrio, sensatez e austeridade na condução do órgão de cúpula do MP. Aras procurou trabalhar em estreita colaboração com o STF, defendendo a independência dos poderes e o respeito às decisões judiciais”, afirmou o parlamentar.
Nascido em Salvador (BA), Antônio Augusto Brandão de Aras ingressou na carreira do Ministério Público Federal em 1987. Foi indicado pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro, em 5 de setembro de 2019, para o cargo de procurador-geral da República. Aprovado pelo Senado Federal com 68 votos favoráveis e 10 contrários, Aras tomou posse como procurador-geral em 26 de setembro de 2019.
No dia 24 de agosto de 2021, o plenário do Senado aprovou a recondução de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República por 55 votos a favor, 10 contrários e 1 abstenção. Em 23 de setembro, Aras tomou posse para o biênio 2021/2023. “Nos últimos 04 anos, Augusto Aras ajudou a garantir o desenvolvimento nacional, exercendo suas atribuições de acordo com a Constituição e das leis, cumprindo com retidão as disposições do ordenamento jurídico”, destacou.
Augusto é filho do ex-vereador Roque Aras, que exerceu o mandato na Câmara Municipal de Feira de Santana – entre 1971 e 1975 pelo MDB. Roque Aras foi também deputado estadual (1975-1979) e deputado federal (1979-1983).