terça-feira 30 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / MP-BA realiza seminário sobre atual cenário de doenças transmissíveis na Bahia
domingo 7 de abril de 2019 às 10:14h

MP-BA realiza seminário sobre atual cenário de doenças transmissíveis na Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) promove, na próxima sexta-feira (12), a Primeira Reunião do Fórum de Vigilância Epidemiológica, seminário aberto ao público que procura discutir o cenário epidemiológico e encontrar soluções para os problemas que o estado enfrenta. Trabalhadores, gestores e pesquisadores da área de saúde, além de representantes de órgãos de controle participarão do evento, que acontecerá no auditório da sede do MP no Centro Administrativo da Bahia, das 8h30 às 18h. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para cesau@mpba.mp.br.

A reunião, explicou o promotor de Justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa da Saúde (Cesau), vai elucidar a realidade do estado na área de Saúde em dois painéis. “Na Bahia, os indicadores relacionados a certas patologias, principalmente as transmissíveis, não são bons. E esses problemas, que são complexos e multifatoriais, precisam de soluções”, afirmou. Ao final da série de palestras, os debates entre os participantes procurarão criar as respostas necessárias aos problemas identificados.

A programação da reunião contará com os palestrantes: Joyce Mendes de Andrade, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz; Mitermayer Galvão, chefe do departamento de Patologia e Medicina Legal da UFBA; Júlia Moreira Pescarini, doutora pelo Departamento de Epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da USP; Ceuci de Lima Xavier, diretora do Hospital Couto Maia; Roberto Badaró, professor titular-chefe de pesquisa do ITS-CIMATEC; Theolis Costa Barbosa, professora em programas de pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz; Camila Vasconcelos, especialista em Bioética e Biodireito e professora da Faculdade de Medicina da UFBA; Federico Costa, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; Darci Neves, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; e Rodrigo Fabiano do Carmo, coordenador-geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes do Ministério da Saúde. Eles discutirão as doenças infecciosas no Brasil, as mudanças epidemiológicas dessas doenças, a bioética e vacinação infantil, a implicação do zika vírus no desenvolvimento infantil, as bactérias multirresistentes, entre outros temas.

Veja também

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas