Alguns senadores foram pegos de surpresa nesta quinta-feira (28) segundo a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, pela lista de convidados da posse de Luís Roberto Barroso, que acontece agora à tarde no Supremo Tribunal Federal (STF).
Assessores ligaram para o cerimonial do STF, de acordo com o colunista, para confirmar presença, mas descobriram que seus parlamentares não estavam na lista. Dos 81 senadores, 70 ficaram de fora e 11 foram convidados.
Entre os convidados estão o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o líder do governo, Jaques Wagner; o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre; o líder da maioria, Renan Calheiros; o líder do PT, Fabiano Contarato; o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues; o vice-líder do PSD, Lucas Barreto; o líder da oposição, Rogério Marinho; a líder do PP, Tereza Cristina, e o vice-líder da oposição, Eduardo Gomes.
Procurada, a assessoria do STF não respondeu até a publicação desta nota. Fontes da Corte apontam, porém, que há uma restrição de espaço no plenário e que nunca são convidados todos os senadores ou deputados para eventos.
No Senado, o contexto é de tensão com o STF. Nesta quarta-feira (27), senadores aprovaram o projeto de lei do marco temporal nas terras indígenas, em afronta à decisão recente do Supremo sobre o tema.