O Jeep Grand Cherokee se prepara para escrever mais um capítulo da sua história no Brasil. Em breve, o SUV irá desembarcar no país com tecnologia híbrida plug-in e plataforma 4xe da sua quinta geração. Neste clima de preparativos para a estreia do novo Jeep eletrificado no país, conheça a história das cinco gerações do modelo que já passaram por aqui, mostra a revista Vrum.
Primeira geração – 1992
A primeira geração do Jeep Grand Cherokee teve uma estreia triunfal. O modelo apareceu pela primeira vez quebrando o vidro do centro de convenções no Salão do Automóvel Internacional de Detroit, durante seu lançamento em 7 de janeiro de 1992.
O modelo chegou ao país para ser o SUV de topo de linha da Jeep equipado com motores V8 de até 5.9 litros. O Jeep Grand Cherokee foi o primeiro SUV equipado com um airbag lateral do motorista, trazendo ainda mais segurança a categoria. Além disso, no modelo 1992, podia ser adquirido com qualquer um dos três sistemas de tração Jeep: Command Trac, Selec-Trac e Quadra-Trac.
Segunda geração do Jeep Grand Cherokee – 1998
Já na sua segunda geração, o Grand Cherokee ganhou suspensão aprimorada, maior espaço interno e novos motores, como o V8 de 4.7 litros. Outra novidade era o sistema de tração nas quatro rodas, Quadra-Drive, que proporcionava transferência de torque progressiva e sensível à velocidade, mantendo o veículo em movimento com tração mínima. Também havia uma nova transmissão, controlada eletronicamente, que produziu mudanças mais suaves e melhorou a economia de combustível.
Terceira geração – 2004
No inicio da década de 2000, o Grand Cherokee foi renovado e ganhou novidades tanto por dentro quanto por fora. Essa geração trazia novo design, com interior mais luxuoso e tecnológico, três novos sistemas de tração integral, motores e suspensão.
A terceira geração do modelo tinha duas novas opções de motores: um V6 de 3.7 litros e o HEMI V8 de 5.7 litros. Além disso, havia três sistemas 4×4 exclusivos: o Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e o Quadra-Drive II. O SUV ainda contava com sistema de entretenimento no banco traseiro, composto por DVD Player montado no console central, monitor LCD suspenso, controle remoto sem fio e dois fones de ouvido sem fio, que garantiam a diversão dos passageiros.
Quarta geração do Jeep Grand Cherokee – 2011
Nesta geração, o modelo ganhou aprimoramentos no desempenho. Uma das novidades era o Quadra-Lift, que oferecia capacidade off-road, juntamente com o novo sistema Selec-Terrain, que permite escolher o sistema que melhor se adaptava às condições de condução com base no tipo de terreno. Além disso, os novos sistemas de suspensão independente dianteira e traseira proporcionavam mais conforto e melhor dirigibilidade.
Também houve a inserção de 45 novos recursos de segurança e proteção, como controle eletrônico de estabilidade (ESC), recurso de partida remota do motor, sistema de detecção de ponto cego/cruzamento e Cruise Control Adaptativo.
Quinta geração – está chegando ao Brasil
O Brasil recebeu as quatro primeiras gerações do modelo e não ficará de fora quando se trata da quinta. Em breve, o Jeep Grand Cherokee na versão equipada com a tecnologia híbrida plug-in, com a plataforma 4xe, estará disponível no mercado brasileiro. Apesar de não ter informado uma data exata, a Jeep revelou que a chegada acontecerá ‘muito em breve’.