Neste domingo (7), eleitores de quatro municípios voltarão às urnas para escolher novos prefeitos em eleições suplementares. A votação ocorrerá em um município do Amazonas, em duas cidades de Mato Grosso e em uma localidade do Paraná. Esse tipo de pleito é necessário quando há a cassação do registro de candidatura, do diploma ou do mandato do mais votado em uma eleição regular.
No estado do Amazonas, o município que voltará às urnas é Caapiranga, que tem 8.152 eleitores aptos a votar. Os candidatos eleitos neste domingo substituirão Antonio Ferreira Lima e Moisés da Costa Filho, que tiveram seus registros de candidatura cassados após condenação por improbidade administrativa durante o exercício de mandato anterior na Prefeitura da cidade.
Em Mato Grosso, serão realizadas novas eleições em dois municípios: Ribeirão Cascalheira e Bom Jesus do Araguaia, que possuem 6.658 e 4.633 eleitores, respectivamente.
Na cidade de Ribeirão Cascalheira, Reynaldo Fonseca Diniz e seu vice, Gleison Oliveira, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder político e econômico, praticados durante a campanha das Eleições de 2016.
Já em Bom Jesus do Araguaia, a Justiça Eleitoral cassou os mandatos de Joel Ferreira e de seu vice, Edmárcio Moreira da Silva, por abuso de poder político e econômico e compra de votos também durante a campanha.
Os 4.317 eleitores aptos do município paranaense de Serranópolis do Iguaçu também voltarão às urnas neste domingo. Na cidade, um novo pleito foi convocado após a cassação do mandato de Luiz Carlos Ferri e de seu vice, Diogo Achtenberg, condenados por compra de votos.
A votação terá início às 8h e será encerrada às 17h, conforme o horário de cada localidade. As resoluções que disciplinam o processo eleitoral em cada um dos municípios estão disponíveis no Portal do TSE.