A sonda OSIRIS-REx, da NASA, liberou a cápsula com as amostras do asteroide Bennu no domingo (24). O contêiner com o tão aguardado material pousou em segurança no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e foi recuperado por equipes da NASA e da Força Aérea norte-americana.
Para alcançar o asteroide Bennu e voltar para casa, a OSIRIS-REx precisou viajar mais de seis bilhões de quilômetros. Após se aproximar da Terra, a sonda liberou a cápsula a cerca de 101 mil quilômetros de altitude. O componente desceu pela atmosfera a mais de 43 mil km/h, chegando a temperaturas de 2.900 ºC.
Ela abriu seu paraquedas principal a cerca de 60 mil quilômetros de altitude, e pousou no deserto. Para garantir que as equipes poderiam se aproximar dela em segurança, foi feita primeiro uma análise da cápsula e seus arredores, que mostrou que ela estava intacta.
Assista:
TOUCHDOWN! The #OSIRISREx sample capsule landed at the Utah Test and Training Range at 10:52am ET (1452 UTC) after a 3.86-billion mile journey. This marks the US's first sample return mission of its kind and will open a time capsule to the beginnings of our solar system. pic.twitter.com/N8fun14Plt
— NASA (@NASA) September 24, 2023
O contêiner foi levado para uma sala limpa provisória, onde foi aberto. Agora, o recipiente com as amostras vai ser preparado para envio ao Centro Espacial Johnson, em Houston, onde há uma instalação montada especialmente para receber o material. Depois, as amostras vão ser distribuídas entre instituições científicas e agências espaciais, que vão estudá-las para investigar a formação do Sistema Solar e a origem da vida na Terra.