sexta-feira 22 de novembro de 2024
O ministro da Casa Civil, Rui Costa Brenno Carvalho/Agência O Globo
Home / DESTAQUE / Rui Costa anuncia ação conjunta da PF e Forças Armadas na segurança pública da Bahia
segunda-feira 25 de setembro de 2023 às 11:39h

Rui Costa anuncia ação conjunta da PF e Forças Armadas na segurança pública da Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), informou em entrevista a Andréia Sadi, do g1, que o governo Lula (PT) está planejando estabelecer uma política colaborativa entre as Forças Armadas e a Polícia Federal visando a erradicação da presença de fuzis e outras armas de grande calibre no território brasileiro. Essa declaração ocorreu segundo o Brasil 247, bem em meio a um contexto de aumento da violência na Bahia, estado que foi governado por Costa de 2015 a 2022. Em agosto, essa situação levou o governo federal a firmar um acordo com o governo estadual para combater o crime organizado.

Apenas até setembro de 2023, as forças de segurança conseguiram apreender 48 fuzis no estado, mais do que o dobro do número registrado durante todo o ano de 2022, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Até o dia 23 de setembro, ocorreram pelo menos 46 óbitos em confrontos com as forças de segurança, incluindo o policial federal Lucas Caribé. A maioria desses confrontos aconteceu em bairros periféricos da Bahia.

“Eu conversei com [Flávio] Dino [ministro da Justiça e Segurança Pública] e queremos uma política conjunta da PF e das Forças Armadas para conter fuzis no Brasil e de armas pesadas também. É preciso padronizar os números de crimes para comparação, é isso que defendo, mas claro que os números são uma tragédia em todo Brasil. E piorou muito no governo Bolsonaro, quando teve o liberou geral de armas pesadas, como fuzis”, declarou Costa.

No domingo (24), Dino reconheceu que a situação na Bahia é desafiadora. No entanto, ele descartou a possibilidade de uma intervenção federal na segurança do estado, similar àquela ocorrida no Rio de Janeiro em 2018. “Não se cogita por uma razão: o governo do estado está agindo. A intervenção federal só é possível quando de modo claro, inequívoco, o aparato estadual não está fazendo nada”, disse.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!