O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária da Saúde do Estado, Roberta Silva de Carvalho Santana, para que tomem providências para a criação do selo Empresa Amiga da Saúde Mental, que tem por objetivo de divulgar medidas de prevenção, cuidado e manutenção para quem necessita.
A Organização Mundial de Saúde relata que 15% dos adultos em idade ativa vivem com alguma perturbação mental e isso afeta a assiduidade e a capacidade de trabalhar de forma produtiva. De acordo com estudos realizados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o tema ainda é visto como um tabu: 24% dos trabalhadores já precisaram se afastar por estresse, porém menos da metade dos afastamentos teve registro relacionados à saúde mental.
Publicado sob o título Dados Sobre a Saúde Mental no Brasil, os estudos da Enap indicam que “para cada US$1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$4 são percebidos em ganhos com o aumento da produtividade”. O selo proposto por Jurailton “poderá ser concedido a pessoas jurídicas que desenvolvam ou participem, comprovadamente, de iniciativas e ações que contribuam para promoção da saúde mental dos seus colaboradores, familiares e consequentemente da sociedade”.