segunda-feira 1 de julho de 2024
Evento proposto por Pablo Roberto (PSDB) contou com a participação de muitas autoridades civis e militares Foto: Carlos Amilton/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Aniversário de Feira de Santana é celebrado com sessão especial da AL-BA
sexta-feira 22 de setembro de 2023 às 06:57h

Aniversário de Feira de Santana é celebrado com sessão especial da AL-BA

NOTÍCIAS


Uma grande representação da sociedade de Feira de Santana se deslocou nesta última quinta-feira (21) até a Assembleia Legislativa para prestigiar a sessão especial em comemoração à passagem dos 190 de emancipação política daquela cidade, que ocorreu no último dia 18. O plenário ficou lotado, contando com a presença de diversas autoridades civis, militares, componentes do empresariado e baianos que amam a Princesinha do Sertão. O evento foi proposto pelo deputado Pablo Roberto (PSDB).

O presidente Adolfo Menezes anunciou a presença do prefeito Colbert Martins, 15 secretários do município e cinco vereadores. “Feira foi transferida para Salvador”, brincou ele, dirigindo-se a Pablo, que compôs a mesa de honra com Colbert; o procurador de Justiça, Ricardo Reis Dourado, representando a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; a defensora Mônica Aragão, representando defensora geral, Firmiane Venâncio do Carmo Souza e o vereador de Feira, Jurandy de Carvalho.

As artes estavam representadas na mesa pela presidente da Academia de Letras e Artes e Feira de Santana, Lélia Vitor Fernandes de Oliveira. Foram chamados para a mesa também o comandante regional leste do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel PM, Nelzito Oliveira; o comandante do 35º Batalhão de Infantaria; tenente-coronel do Exército, Wando Azevedo; o presidente do CDL de Feira, Luiz Henrique Mercês e vice-presidente do Instituto Pensar Feira, Marcelo Alexandrino.

O Governo do Estado esteve representado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; estando presentes também os deputados José de Arimateia (Republicanos), Pancadinha (SD), Robinson Almeida (PT), Jordavio Ramos (PSDB), e Angelo Coronel Filho (PSD), o deputado federal Zé Neto e o ex-deputado Carlos Geilson.

Contribuição

Após a composição da mesa e da execução do Hino Nacional, Adolfo concedeu a palavra a Pablo, que ocupou a tribuna para falar sobre seu orgulho em fazer parte da história do município e “ter contribuído para engrandecer o seu nome”. Ele disse estar consciente que deixou sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, o que continua fazendo como deputado. Antes disso, foi conselheiro tutelar, vereador, e secretário municipal em três pastas diferentes. “É amando e cuidando da nossa cidade que vamos poder escrever uma nova história para Feira”, afirmou.

A rigidez do protocolo oficial foi substituída duas vezes quando foi dada a palavra a crianças. Na primeira ocasião, Ana Vitória e Heitor representaram o Instituto Família Azul, que se dedica à inclusão de pessoas especiais. “Todos os caminhos nos levam a Feira de Santana”, disseram, citando título do cantor feirense Carlos Pitta. A outra dupla já beirava a adolescência. Cecíla de Castro e Gustavo Castro representaram o casal Ana Brandoa e Domingos Araújo, que está diretamente ligado ao surgimento do povoamento da parada de tropeiros que viria a se tornar a segunda maior cidade da Bahia. Com muita graça e suavidade, eles contaram a história iniciada no início do Século XVIII.

Lélia Vitor também foi convidada a falar sobre a história, mas avisou de antemão que a empreitada não seria simples de ser resumida nos cinco minutos que lhe foram cedidos. Angelo Almeida iniciou seu pronunciamento pedindo palmas para o amigo Sérgio Carneiro, ex-deputado, ressaltando que, embora atuando em campos opostos na política nesse momento, tem muito respeito e apreço por ele e Pablo, pela caminhada em comum. Sobre Feira, ele falou sobre o rápido crescimento e desenvolvimento e a necessidade de que o município realize um planejamento decenal. “Não está faltando estudo, dedicação, o governador Jerônimo Rodrigues, todos os meses, cobra projeto, mas infelizmente eu não posso anunciar aqui, tenho que reservar a ele, que também é feirense, o direito de dar as boas novas que estão por vir”, disse.

O prefeito Colbert cumprimentou a iniciativa de Pablo em propor a sessão, mas disse que é fundamental o que tanto ele quanto o deputado foram fazer em Brasília: mostrar a importância e o tamanho de Feira. Ele agradeceu à Assembleia Legislativa por realizar o ato que vai ficar marcado na história.

Optando por um tom fortemente político, o mandatário pediu ao presidente Adolfo que o Legislativo apoie Pablo Roberto na Comissão de Direitos Humanos para fazer frente à violência, que está sem controle na Bahia. Ele atacou diretamente o PT ao tratar do assunto. Aproveitando para falar da reforma tributária, Colbert afirmou que, ano passado, seu município arrecadou R$ 1,5 bilhão em ICMS, mas ficaram na cidade apenas R$330 milhões. “É bom mostrar que está na hora de mudar essa lei dos 25%”, disse. Contrastando com o panorama traçado por Angelo, o prefeito disse que o Centro Industrial Subaé (CIS) está abandonado. “Perdemos a capacidade de atrair empresas desde a extinção do CIS (como autarquia) no governo passado.”

Ao encerrar a sessão, o presidente disse que a solução dos problemas do Brasil está na política. “Esse país poderia ser outro, mas os ricos estão ficando mais ricos e os pobres mais pobres”, lamentou. Ele disse que é necessária uma reforma administrativa, destacou o andamento da tributária e criticou a sequência de reformas políticas. Quanto à violência, ele lembrou que não é especialista, mas que “enquanto a economia for fraca, houver desemprego de milhões de jovens que acordam e não têm perspectiva de emprego, mesmo que a pobreza não seja sinônimo de violência”.

Veja também

Marine Le Pen lidera vitória histórica no 1ª turno das eleições legislativas da França

Os resultados preliminares das eleições legislativas francesas deste domingo (30) revelaram um quadro político complexo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!