sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / UPB participa de encontro para discutir o protagonismo da Bahia na produção de energia limpa
quinta-feira 21 de setembro de 2023 às 16:49h

UPB participa de encontro para discutir o protagonismo da Bahia na produção de energia limpa

NOTÍCIAS


O protagonismo da Bahia na produção de energia limpa foi discutido no Encontro Baiano dos Municípios Produtores de Energias Renováveis, ocorrido na última sexta (15), no Fiesta Hotel, em Salvador. A geração de empregos, tecnologias, investimentos e financiamentos permearam as discussões sobre a temática que alcança exponencial relevância em função do crescente aquecimento global. O evento foi acompanhado pela assessora jurídica da União dos Municípios da Bahia (UPB), Márcia Reis e contou com a participação do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, deputados federais, secretários estaduais, prefeitos e vereadores de municípios baianos.

Fomentar uma economia sustentável com menores custos de produção é um dos objetivos da Comissão Especial de Estudos para Transição Energética e Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, criada há três meses a pedido do deputado federal pela Bahia, Bacelar (PV), também relator da matéria, que atua pela construção de um Marco Regulatório.

“Reunimos autoridades no assunto e representantes de municípios produtores de energia renovável, o que em muito interessa ao Brasil que trabalha para mudar sua imagem no cenário internacional, e à Bahia, cuja posição estratégica possibilita renovação da matriz energética. Isso significa elevar e muito as possibilidades de geração de emprego e renda dos baianos”, pontuou Bacelar.

De acordo com o vice-governador Geraldo Júnior, a Bahia terá condições de produzir 60 milhões de toneladas de Hidrogênio Verde para o país. Em função disso, será necessário criar mecanismos de financiamento incentivo para o desenvolvimento tecnológico para esta produção.

Bahia

A Bahia é a líder nacional na geração de energia eólica, responsável por 34,2% da geração acumulada, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Até o momento, são 272 parques eólicos em operação, com investimento de mais de R$ 34 bilhões e geraram cerca de 74 mil empregos em toda a cadeia produtiva. É, também, um dos líderes na geração de energia solar fotovoltaica, com 47 parques ativos, 25 usinas em construção e outras 347 com construção a serem iniciadas.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!