sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / TCE da Bahia inicia elaboração do Planejamento Estratégico 2024-2027
quinta-feira 21 de setembro de 2023 às 12:04h

TCE da Bahia inicia elaboração do Planejamento Estratégico 2024-2027

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Que Tribunal de Contas queremos construir para o futuro? Essa foi a questão que inspirou os pronunciamentos do início da elaboração do Planejamento Estratégico 2024-2027 do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, que aconteceu na tarde desta última quarta-feira (20), no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé. Com palestras de representantes da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE) e da empresa MBS Consulting, o evento destacou a importância do planejamento para o aprimoramento do serviço público.

Na abertura do evento, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, falou sobre a necessidade do engajamento de todos os servidores para a construção do novo planejamento estratégico, que tem trazido resultados positivos para o Tribunal ao longo dos anos.

“Vivemos um tempo de grandes exigências para sermos mais eficientes, produtivos e servirmos de exemplo para os gestores, servidores e para a sociedade. Precisamos aprimorar nossa atuação de modo a contribuir de maneira mais decisiva na modernização do serviço público e das políticas públicas. É imperativo que organizemos ainda mais o controle externo para atingirmos um melhor resultado, atendendo ao interesse público. A cada ciclo estratégico, esse objetivo deve ser renovado e oxigenado”, disse o conselheiro-presidente.

No plenário, procuradores, gestores e servidores do TCE/BA acompanharam as apresentações da Diretoria de Gestão Estratégica e da MBS Consulting, empresa que participará do processo de implantação do Planejamento Estratégico 2024-2027.

O gerente de planejamento da DGE, Murilo Nunes, expôs as principais transformações do TCE/BA nos últimos dez anos a partir do uso do planejamento, como a digitalização integral dos processos de controle externo e administrativos, a modernização da infraestrutura tecnológica e física da instituição e as ações de aproximação com a sociedade (Projeto Casa Aberta, Ouvidoria Vai à Escola e novos canais de comunicação, por meio do Instagram, e do YouTube, com transmissão ao vivo das sessões plenárias).

“É imprescindível a construção coletiva do ciclo estratégico 2024-2027 para que possamos alcançar ainda mais e melhores resultados. Existem várias estratégias que podemos adotar, mas é ideal que tomemos esse início de planejamento como uma oportunidade de refletir sobre a instituição, e, a partir dessa reflexão, a gente pensar para onde queremos ir, que salto de qualidade, de impacto e de resultado a gente quer dar para um Tribunal cada vez mais eficiente e efetivo”, finalizou Murilo.

Os representantes da MBS Consulting, Christian Longhi e Christian Cardozo, apresentaram o método de trabalho da consultoria, que tem 28 anos de atuação e já participou de ações de planejamento com outros Tribunais de Contas do país. Inicialmente, o projeto com o TCE/BA terá sete etapas. A primeira delas é o diagnóstico e elaboração da identidade institucional 2024-2027, que começa já a partir desta quinta-feira (21.09) com entrevistas com conselheiros, gestores e servidores da casa.

“O objetivo do Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia para o período de 2024 a 2027 é o aprimoramento institucional e incremento dos benefícios gerados à sociedade. Para isso contaremos com a atuação do pleno do TCE da Bahia e da presidência, com atribuições de aprovação, deliberação, as expectativas e diretrizes para o planejamento, além de grupos de trabalho coletivos, colaboradores-chave que ajudarão a construir esse planejamento estratégico”, explicou Christian Cardozo.

As primeiras cinco etapas do projeto deverão estar concluídas até dezembro, com a aprovação, pelo Tribunal Pleno, do Plano Estratégico e Plano Tático.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!