Apesar de caros, carros elétricos podem ser uma mão na roda por dispensarem abastecimentos em postos de combustíveis – além de, claro, serem menos agressivos ao meio ambiente em termos de emissões. Porém, de qualquer forma, o dono ainda depende de uma rede elétrica apropriada e de qualidade para conseguir recarregar a bateria do veículo. Mas, já imaginou um EV capaz de se “recarregar sozinho”? Bom, esses são os carros elétricos que contam com painéis fotovoltaicos integrados no teto.
Embora muitos ainda estejam em desenvolvimento, esses veículos podem dar uma decolada por agora, já que, na Alemanha, acaba de ser lançada uma fábrica inédita dedicada a testar e integrar painéis solares em EVs.
Essa tecnologia, caso realmente vingue, pode se tornar uma inovadora solução para a eletrificação da mobilidade, já que ela proporcionará uma menor dependência do abastecimento elétrico convencional. Isso é importante, pois, com o aumento da demanda por esse tipo de energia na sociedade, a rede elétrica pode acabar não se sustentando e ficando sobrecarregada.
Além disso, é importante ressaltar que, no Brasil atualmente, a matriz elétrica se concentra em fontes hídricas (hidrelétricas), que, de forma geral, trazem alguns danos ao ecossistema. A energia elétrica solar – que é a empregada no caso dos carros elétricos com painéis fotovoltaicos –, é considerada mais limpa.
Sobre a nova fábrica de módulos solares
A OPES Solar Mobility é a nova fábrica alemã especializada em produção de módulos solares para carros elétricos. A empresa vem desenvolvendo e testando uma nova tecnologia chamada SolFlex: é o primeiro módulo solar flexível desenvolvido, exclusivamente, para uso veicular. Em geral, os módulos solares flexíveis convencionais não atendem aos requisitos específicos do setor automotivo.
Com a energia solar, seria possível obter até 50 quilômetros de autonomia extra por dia em carros elétricos leves, além de cobrir até 100% da demanda energética para refrigeração em vans e caminhões.
O desenvolvimento leva em consideração fatores como exposição a vibrações, resistência a uma chuva de granizo, adaptabilidade a superfícies curvas e aplicação de lavadoras de alta pressão. A fita adesiva aplicada aos módulos também foi testada em diversas superfícies de veículos e promete resistir a condições ambientais extremas ou danos causados por pedras.
Embora os veículos equipados com painéis solares ainda sejam uma minoria, já existe, no mercado, uma montadora europeia que vem se destacando no ramo de painéis fotovoltaicos veiculares: Westfalia, especializado em motorhomes.