domingo 24 de novembro de 2024
Fotos: Divulgação/Conder
Home / ELEIÇÕES 2024 / Geraldo Júnior e Robinson Almeida são os favoritos para disputar prefeitura com apoio de Jerônimo
terça-feira 19 de setembro de 2023 às 16:21h

Geraldo Júnior e Robinson Almeida são os favoritos para disputar prefeitura com apoio de Jerônimo

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo Matheus Caldas, do portal Aratu On, o PT estaria disposto a abdicar da candidatura própria à Prefeitura de Salvador em 2024 para dar espaço de acordo com a publicação, ao vice-governador Geraldo Jr. (MDB). O emedebista, contudo, teria que cumprir metas estipuladas pelo grupo político para desbancar a concorrência interna do outro favorito à pré-candidatura, o deputado estadual Robinson Almeida (PT).

O Aratu On apurou com interlocutores do governador que Geraldo Jr. precisaria garantir à cúpula petista que teria condições de formar uma chapa competitiva de candidatos à Câmara Municipal, além de angariar recursos para o Fundo Eleitoral e formar um programa de governo consistente para a capital. Sem isto, o PT criaria resistências para pré-candidatura do vice-governador.

No momento, Geraldo e Robinson são considerados os favoritos absolutos – o que não significa que este quadro possa ser alterado até o fim de outubro, data estimada pelos aliados do governador para o martelo ser batido.

Internamente, a postura de Jerônimo é considerada de resguardo. Um dos aliados do chefe do Palácio de Ondina considera que ele “não dá pistas” sobre o processo. Por isto não haveria, no momento, condições de saber quem é o favorito a vencer a disputa interna.

Histórico

Geraldo Jr. foi presidente da Câmara de Salvador entre 2019 e 2022. Neste período, foi aliado do ex-prefeito ACM Neto (União) e do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), favorito à reeleição. O emedebista, inclusive, foi o principal cabo eleitoral para Carlos Muniz (PSDB) assumir neste ano a chefia do Legislativo soteropolitano.

Robinson Almeida, de 58 anos, é natural de Jequié. Ele está no segundo mandato como deputado estadual. Atualmente é líder da federação PT, PC Do B e PV, na Assembleia Legislativa (AL-BA). O parlamentar também já foi chefe de Gabinete da Secretaria-geral da Presidência da República, no governo Dilma Roussef, em 2015, e também no Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2015 e 2016. Fora da política, foi presidente interino do Conselho Deliberativo do Vitória, em 2019.

Veja também

Rei da maior etnia de Angola visitará Salvador pela primeira vez

Soberano do maior grupo étnico da Angola, o Reino de Bailundo, o rei Tchongolola Tchongonga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!