O município de Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, foi palco da 3ª edição da Encenação Histórica do 1° Tiro de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, executado precisamente às 14h22 do dia 16 de setembro de 1944. Trajando o uniforme histórico dos soldados da FEB, integrantes do Grupo de Encenação Histórica Monte Castelo e militares do 28° Grupo de Artilharia de Campanha simularam o avanço de um pelotão de infantaria e mobilizaram uma bateria de obuses.
Por meio de sua peça diretriz, a Bateria executou um tiro de salva, simbolizando o primeiro tiro da artilharia do Exército Brasileiro em território italiano. A atividade contou com a presença do General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, e do General de Brigada Márcio Cossich Trindade, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.
O evento ocorreu no local conhecido como Casas de Pedra, considerado um pedaço da Itália em solo catarinense. O cenário reproduz com realismo o lugar do 1° Tiro da FEB, ocorrido em Monte Bastione, ao norte da cidade italiana de Lucca.
Poderosa Artilharia
O primeiro tiro da Artilharia Brasileira 2ª Guerra Mundial foi realizado por um obuseiro M101 A1, pertencente ao 2° Grupo do 1° Regimento de Obuses Autorrebocado 105 mm (atual 21° Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em Niterói-RJ). O mesmo modelo equipa o 28° GAC atualmente. No dia 16 de setembro de 1944, a 1ª Bateria de Obuses lançou o tiro contra as tropas alemãs.
Esse foi o primeiro dos milhares de tiros disparados pela Artilharia Expedicionária, que contribuíram para a vitória dos aliados e para a libertação da Europa. Uma mensagem deixada pelo inimigo no front, encontrada tempos depois, confirmou o poder de fogo da FEB: “uma nova e precisa Artilharia está presente no campo de batalha”.
80 anos de criação da FEB
A Força Expedicionária Brasileira foi criada em 9 de agosto de 1943, por meio da Portaria Ministerial nº 4744. O Brasil havia declarado guerra contra a Alemanha e a Itália em 1942. A partir da portaria, começou a preparação dos militares brasileiros que desembarcariam na Europa para combater na Segunda Guerra Mundial em julho de 1944, dando início à campanha vitoriosa da FEB.