sexta-feira 22 de novembro de 2024
Imprensa estatal norte-coreana descreve atmosfera da visita de Kim Jong-un à Rússia como "fervorosa e calorosa" - Foto: KCNA/AP/picture alliance
Home / NOTÍCIAS / Kim encerra visita à Rússia e é presenteado com drones
segunda-feira 18 de setembro de 2023 às 06:30h

Kim encerra visita à Rússia e é presenteado com drones

NOTÍCIAS


O líder norte-coreano, Kim Jong-un, encerrou neste domingo (17) uma visita de seis dias à Rússia, onde se reuniu com o presidente Vladimir Putin e com o Alto Comando das Forças Armadas do país.

A viagem agravou as preocupações do Ocidente quanto a um novo acordo armamentista entre as duas nações internacionalmente isoladas, o que poderia resultar em violações de várias sanções internacionais.

Analistas temem que o aprofundamento da cooperação militar possa dar novo impulso à invasão russa da Ucrânia. Moscou teria interesse em adquirir munições norte-coreanas para suprir suas forças nas frentes de batalha, enquanto Pyongyang, almejaria viabilizar o desenvolvimento de seu programa nuclear.

No entanto, a viagem de Kim e a recepção grandiosa oferecida pelos russos ao ditador deixaram claro o alinhamento dos interesses de ambas as nações, em meio ao agravamento das tensões com o Ocidente.

Washington e Seul prometeram “duras consequências” no caso de violações das sanções. O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, condenou a parceria militar entre os dois Estados como “ilegal e injusta” e disse que a comunidade internacional se unirá ainda mais para enfrentar essa questão.

Kim embarcou em seu trem blindado de volta a Pyongyang após uma cerimônia de despedida na estação da cidade de Artyom, no extremo leste do país, a 256 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte. O evento contou com a presença do ministro russo dos Recursos Naturais, Alexander Kozlov.

A agência Tass informou que Kim recebeu cinco drones explosivos “kamikaze”, um drone de reconhecimento Geran-25 “com decolagem vertical” e um kit de vestimentas à prova de balas “não detectáveis por câmeras térmicas” como presentes do governo da região de Primorye, que faz fronteira com a Coreia do Norte e a China.

Um dos principais pontos no roteiro da viagem de Kim na Rússia, iniciada na terça-feira, foi o encontro com Putin no principal porto aeroespacial russo, o cosmódromo Vostochny, onde ficou clara a intenção do líder norte-coreano de adquirir equipamentos de reconhecimento através do espaço, assim como tecnologias de mísseis.

Kim Jong-un recebido por Vladimir Putin no cosmódromo Vostochny – Foto: Yonhap/picture alliance

Kim se reuniu neste sábado com o ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, e outras autoridades militares em um aeroporto em Vladivostok, onde pôde ver de perto algumas das aeronaves militares russas, incluindo bombardeiros estratégicos como os Tu-160, Tu-95 e Tu-22 utilizados na guerra da Ucrânia, com capacidade de lançar mísseis de cruzeiro.

Shoigu também exibiu um exemplar do moderno míssil supersônico Kinzhal, transportado por um caça MiG-31, utilizado pela primeira vez em combate na Ucrânia.

“Nova era de amizade”

A imprensa estatal norte-coreana destacou que Kim e Shoigu teriam discutido a expansão da “cooperação tática e estratégica”. O ministro russo disse a jornalistas que os dois países planejam a realização de exercícios militares conjuntos.

Em julho deste ano, Shoigu realizou uma rara visita à Coreia do Norte, onde inspecionou sistemas de defesa do país, que incluem mísseis capazes de atingir o território dos Estados Unidos. Sua passagem pelo país aliado foi vista com um forte sinal do aprofundamento das relações entre as duas nações.

A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA descreveu a atmosfera da visita de Kim à Rússia como “fervorosa e calorosa”, e disse que marcou o início de “uma nova era de amizade solidariedade e cooperação” entre as duas nações.

Kim esteve ainda no oceanário de Primorsky, onde assistiu a espetáculos com baleias beluga, golfinhos, focas e com um leão-marinho que, segundo a imprensa russa, teria sido bastante apreciado pelo ditador.

Veja também

TSE tem 17 novos partidos que tentam oficializar seu registro

Consulta feita pela reportagem de Edu Mota, do Bahia Notícias ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!