O príncipe herdeiro da Arabia Saudita, Mohamed Bin Salman, desmarcou a reunião bilateral que teria na tarde deste sábado, em Nova Délhi, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em junho, durante missão internacional na França, Lula chegou a marcar um jantar com Salman, que é considerado um líder autoritário, mas cancelou o evento após repercussão negativa.
O saudita é o mesmo que presenteou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a esposa, Michelle Bolsonaro, com as polêmicas jóias que fizeram com que o casal virasse alvo de investigação no Brasil.
A reunião com o príncipe seria a primeira bilateral de Lula durante a Cúpula do G20. Na sexta-feira (8), a equipe do brasileiro informou que o encontro estava confirmado. No entanto, neste sábado (09), a assessoria do petista atualizou a informação e avisou que “a reunião com os sauditas foi cancelada, por situação de urgência na delegação deles”.
Já a reunião com o presidente da Turquia, Recet Erdogã, está sendo realizada. O turco está no comando do país há 20 anos, desde 2003, e críticos afirmam que ele mantem a Turquia sob um regime autoritário, tendo controle de 90% da mídia.