domingo 24 de novembro de 2024
Amostra do SAF em desenvolvimento no ISIER - Foto: Renata Moura
Home / NOTÍCIAS / Ministério de Minas e Energia participou da inauguração do Laboratório de Hidrogênio para produção de combustível sustentável de aviação
quinta-feira 7 de setembro de 2023 às 06:27h

Ministério de Minas e Energia participou da inauguração do Laboratório de Hidrogênio para produção de combustível sustentável de aviação

NOTÍCIAS


O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na terça-feira (5), da inauguração do Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA). É a primeira planta piloto instalada no Brasil para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels).

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) abre novos horizontes para a produção e terá, entre os principais objetivos, chegar a um combustível que ajude a reduzir as emissões de gases do efeito estufa no transporte aéreo brasileiro.

As instalações fazem parte da cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do Projeto H2Brasil, junto com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

Para a diretora substituta de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Patricia Naccache, o projeto H2Brasil apoia as políticas públicas implementadas pelo governo federal pelo tema de hidrogênio. “Este projeto é bastante extenso. Apesar do tema hidrogênio estar em alta ultimamente, as políticas públicas para o setor já existem há mais de 20 anos no governo federal”, pontuou.

Ainda de acordo com Naccache, dentro do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), existe uma câmara temática de Fortalecimento das Bases Científico-Tecnológicas. “Aumentar pesquisa e desenvolvimento nesse mercado é um recurso valioso para desenvolver cada vez mais esse ecossistema e a economia do hidrogênio”, destacou durante a participação no evento.

Para o MME, considerando o papel fundamental desse investimento, é fundamental fortalecer os estágios iniciais dos projetos e dinamizar os ecossistemas de hidrogênio, além de construir capacidade tecnológica nacional.

O Laboratório

Com o Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados, a expectativa é elevar de 200ml/dia para até 5 litros/dia a produção de Syncrude, o petróleo sintético desenvolvido no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis para ser transformado em SAF.

A capacidade de produção do combustível será dimensionada por meio de estudos e experimentos práticos na área. Estudos de viabilidade técnica e econômica também deverão estimar, até o final do ano, o preço do combustível.

O SAF será obtido a partir de glicerina, coproduto da indústria de biodiesel com alto valor energético, mas atualmente subutilizado no Brasil ou exportado com baixo preço de mercado.

Projeto H2Brasil

O projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, investiu quase R$ 4 milhões para que o Laboratório possa produzir QAV sintético.

Além de apoiar a produção e a aplicação de Combustíveis Sustentáveis de Aviação no país, o objetivo é estudar e avaliar parâmetros operacionais na obtenção de Querosene Sintético.

O laboratório também deverá operar como unidade de testes para a indústria de aviação brasileira. O QAV produzido, segundo as instituições envolvidas, será certificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e terá seus processos otimizados com o tempo para atender as necessidades da indústria.

Também participaram do evento a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, Amaro Araújo, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Rodrigo Melo, diretor regional do SENAI/RN e ISI-ER, Markus Francke, da GIZ, e Guilherme Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.

Veja também

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, declarou apoio ao movimento de associações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!