Segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, o presidente Lula (PT) finalmente conseguiu acomodar os dois indicados do Centrão para ocupar ministérios no governo: os deputados André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos).
Fufuca vai mesmo para o Ministério do Esporte. A pedida original do PP era o Ministério do Desenvolvimento
Social, ainda que parte dele, com o desmembramento do Bolsa Familia. Durante semanas, seus líderes garantiam que não aceitariam nada que não fosse desta envergadura.
O PP acabou levando ainda de acordo com o colunista Lauro Jardim, uma pasta infinitamente menos importante sob qualquer aspecto — ainda que haja a promessa de que o orçamento do Esporte será engordado com verbas oriundas da taxação das casas de apostas online. Mas o raciocínio talvez tenha sido algo na linha do “é melhor um ministério menor na mão do que um grande voando”. O PP, claro, também levará para sua esfera a Caixa.
Já o Republicanos vai emplacar Silvio Costa Filho no Ministério de Portos e Aeroportos, algo que já estava mais ou menos acertado há cerca de dez dias. E, nas negociações de hoje levou para o partido também a recriada Funasa.
Quando será, afinal, anúncio oficial das mexidas? No Palácio do Planalto há ainda a esperança de que isso possa acontecer no início da noite. Mas pode ficar para a semana que vem, uma vez que Lula viaja amanhã para a reunião do G20 na Índia.