Quarto colocado na eleição presidencial de 2022, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tomou a iniciativa segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, e abriu diálogo com integrantes do governo Lula.
Na sexta-feira (1º), Ciro se reuniu com o presidente do BNDES, o petista Aloizio Mercadante. O encontro aconteceu na sede do banco de fomento (foto em destaque), no Rio de Janeiro.
A coluna apurou que a iniciativa para a reunião partiu de Ciro, que procurou Mercadante e disse que gostaria de contribuir com o debate sobre política industrial.
Na conversa, o pedetista elogiou o trabalho da atual gestão do BNDES no processo de “reindustrialização” do Brasil, elogio que ele próprio tornou público nas redes sociais.
Mercadante, por sua vez, afirmou que o banco realizará em breve uma série de seminários sobre o tema e prometeu convidar o ex-presidenciável para participar de um deles.
Surpreendeu
O gesto de Ciro surpreendeu integrantes do PDT e do próprio governo federal. A atitude foi vista como uma sinalização de disposição ao diálogo.
O partido do ex-presidenciável integra o governo Lula, com Carlos Lupi no comando do Ministério da Previdência. Ciro, porém, vinha se mantendo crítico ao petista.